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Concurso SES SP 2022 — Instituto Emílio Ribas

Orgão: SES SP - Secretaria da Saúde de São Paulo
Nº vagas:98
Taxa de inscrição: De R$ 70,33 Até R$ 105,50
Cargos: Enfermeiro, Psicólogo, Farmacêutico
Áreas de Atuação: Saúde
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1943,00 Até R$ 3478,17
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: SP

Agenda

Abertura das inscrições07/11/2022
Encerramento das inscrições07/12/2022
Prova22/01/2023
Divulgação do Gabarito24/01/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 19/04/2022, às 06h37 - Atualizado em 25/01/2023, às 18h00


O mais recente concurso da SES SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) preencherá 98 vagas para trabalhar no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, sediado na capital paulista.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas 

Quem possui ensino médio e formação técnica pode concorrer a um dos 51 postos para técnico de enfermagem. A remuneração pode chegar a R$ 1.943.

As opções de nível superior são para assistente social (8 vagas), farmacêutico (2), fonoaudiólogo (3), nutricionista (2), psicólogo (6) e terapeuta ocupacional (2), que pagam R$ 2.823,24, além de enfermeiro (24), com salário de R$ 3.478,17.

Os vencimentos informados já consideram o prêmio de incentivo máximo para cada função. Os contratados cumprirão jornada semanal de 30 horas de trabalho.

Atribuições de alguns cargos

  • Técnico de enfermagem — Executar ações assistenciais de enfermagem, sob supervisão, observando e registrando sinais e sintomas apresentados pelo doente, fazendo curativos, ministrando medicamentos e outros; Executar controles relacionados à patologia de cada paciente; Coletar material para exames laboratoriais; Auxiliar no controle de estoque de materiais, equipamentos e medicamentos; Operar aparelhos de eletrodiagnóstico; Cooperar com a equipe de saúde no desenvolvimento das tarefas assistenciais, de ensino, pesquisa e de educação sanitária; Fazer preparo pré e pós operatório e pré e pós parto; Auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência; Circular salas cirúrgicas e obstétricas, preparando a sala e o instrumental cirúrgico, e instrumentalizando nas cirurgias quando necessário; Realizar procedimentos referentes à admissão, alta, transferência e óbitos; Manter a unidade de trabalho organizada, zelando pela sua conservação comunicando ao Enfermeiro eventuais problemas; Auxiliar em serviços de rotina da Enfermagem; Colaborar no desenvolvimento de programas educativos, atuando no ensino de pessoal auxiliar de atividades de enfermagem e na educação de grupos da comunidade; Verificar e controlar equipamentos e instalações da unidade, comunicando ao responsável; Auxiliar o Enfermeiro na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológica e no controle sistemático da infecção hospitalar; Auxiliar o Enfermeiro na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde; Conferir qualitativa e quantitativamente os instrumentos cirúrgicos, após o término das cirurgias; Orientar a lavagem, secagem e esterilização do material cirúrgico; Zelar, permanentemente, pelo estado funcional dos aparelhos que compõe as salas de cirurgia, propondo a aquisição de novos, para reposição daqueles que estão sem condições de uso; Preparar pacientes para exames, orientando-os sobre as condições de realização dos mesmos; Registrar os eletrocardiogramas efetuados, fazendo as anotações pertinentes a fim de liberá-los para os requisitantes e possibilitar a elaboração de boletins estatísticos; Auxiliar nas atividades de radiologia, quando necessário; Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática; Executar outras tarefas para o desenvolvimento das atividades do setor, inerentes à sua função; Cumprir normas e regulamentos estabelecidos pela unidade; Cumprir e zelar pelos princípios éticos de Enfermagem e as Resoluções do CORENSP e COFEN.

  • Terapeuta ocupacional — Eleger métodos, técnicas e recursos pertinentes e adequados aos contextos hospitalares para avaliar e realizar diagnóstico terapêutico ocupacional dos pacientes; Avaliar o paciente através da coleta de informações sobre o motivo da internação, história da doença, história de vida, dos seus valores, de interesses, do modo de viver, de sua relação sociofamiliar, do trabalho, do lazer e suas expectativas diante do futuro; Intervir e tratar o mais precoce possível utilizando os devidos procedimentos de terapia ocupacional; Favorecer a continuidade do desenvolvimento global do paciente, oportunizando experiências positivas de aprendizado e desenvolvimento de habilidades, e de inserção social, por conseguinte a prevenção da saúde mental, por meio do processo terapeuta-paciente-atividade; Oportunizar aos pacientes e familiares condições para expressão de seus temores e percepções sobre a doença, mediante acolhimento e escuta terapêutica; Desenvolver, durante a internação, atividades adequadas ao perfil do paciente, individualmente ou em grupo, favorecendo os interesses normais, a criatividade, o brincar e o lazer; Facilitar o processo de adaptação ao cotidiano hospitalar de modo que ocorra a minimização dos aspectos negativos da internação pela ruptura da rotina e afastamento de seus objetivos de vida, dos objetos e redes sociais; Instituir com o paciente, a família, o acompanhante, e a equipe um plano de tratamento que ajude a prevenir o agravamento do quadro biopsicossocial, e promova a recuperação das potencialidades, habilidades funcionais e ocupacionais de forma que alcance independência e autonomia ideal considerando as particularidades de cada indivíduo; Conduzir programas recreativos; Desenvolver programas de orientação junto a pacientes, familiares e(ou) cuidadores com objetivos preventivos, educativos e terapêuticos; Elaborar relatórios de avaliação, evolução e terapêutico ocupacional; Participar de comissões e programas de treinamento, quando convocado; Desempenhar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática; Executar outras tarefas correlatas em sua área de atuação, determinadas pelo superior imediato; Cumprir normas e regulamentos estabelecidos pela unidade.

  • Psicólogo — Avaliação psicológica e neuropsicológica; Atendimento psicológico nas diversas unidades de internação, pronto socorro, UTI, hospital dia e Ambulatório; Educação em Saúde; Psicoterapia Breve; Atendimento Familiar; Discussão de casos com equipe interdisciplinar; Ações de articulação de rede; Elaboração de relatórios; Elaboração de programas na área de ensino; Orientação de alunos e supervisão de casos; Aulas teóricas; Participação em reuniões com os profissionais envolvidos nas demais áreas de ensino; Elaboração de Protocolos de Pesquisa; Execução de Protocolo de Pesquisa; Elaboração de metas junto à equipe de Psicologia; Participação em reuniões da Equipe de Psicologia; Emissão de relatórios solicitados pela chefia da Seção de Reabilitação e de outros serviços que desenvolvam ações em conjunto com o serviço de Psicologia; Selecionar, traduzir, adaptar, padronizar e utilizar testes psicológicos e outros métodos ou técnicas para verificação de aspectos do comportamento humano para fins de estudo, diagnóstico ou de tratamento; Atuar no campo da psicologia clínica em estudos de caso e diagnóstico de problemas emocionais e desajustes que comprometem a conduta do indivíduo; Estudar e diagnosticar problemas na área da psicomotricidade, disfunções cerebrais mínimas, oligofrenias, dislexias e problemas correlatos; Proceder aos terapêuticos em crianças, adolescentes e adultos através de técnicas psicológicas adequadas (ludoterapia, arteterapia, psicomotricidade etc.); Trabalhar em situações de agravamento físico e emocional, inclusive no período terminal, participando das decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, como: internações, intervenções cirúrgicas, exames e altas hospitalares; Participar da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas a realidade psicossocial dos pacientes; Realizar avaliação e diagnóstico psicológico de entrevistas, observação, testes e dinâmica de grupo, com vistas à prevenção e tratamento de problemas psíquicos; Analisar a influência dos fatores hereditários, ambientais e psicossociais e de outras espécies que atuam sobre o indivíduo, entrevistando o paciente, consultando a sua ficha de atendimento, aplicando testes, elaborando psicodiagnóstico e outros métodos de verificação, para orientar-se no diagnóstico e tratamento psicológico de certos distúrbios comportamentais e de personalidades; Reunir informações a respeito do paciente, transcrevendo os dados psicopatológicos obtidos em testes e exames, para elaborar subsídios indispensáveis ao diagnóstico e tratamento das respectivas enfermidades; Diagnosticar a existência de possíveis problemas na área de distúrbios psíquicos, aplicando e interpretando provas e outros reativos psicológicos, para aconselhar o tratamento ou a forma de resolver as dificuldades momentâneas; Realizar atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo, adequado às diversas faixas etárias; Atuar junto às equipes multiprofissionais no sentido de levá-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervém na saúde geral do indivíduo; Emitir pareceres e laudos de assuntos de sua especialidade; Orientar equipes; Participar de comissões e programas de treinamento, quando convocado; Desempenhar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática; Executar outras tarefas compatíveis com a área de atuação, determinadas pelo superior imediato; Cumprir normas e regulamentos estabelecidos pela unidade.

Concurso da SES SP: o que vai cair na prova?

Confira abaixo as disciplinas comuns a todos os cargos:

  • Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

  • Administração pública — 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Código de Ética da Administração Pública Estadual (Decreto nº 60.428/2014). 4 Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei nº 10.261/1968). 5 Acesso à informação: Lei nº 12.527/2011 e Decreto Estadual nº 58.052/2012. 6 Constituição do Estado de São Paulo: Título III – Da Organização do Estado, Capítulo I – Da Administração Pública, Seção– Disposições Gerais, arts. de 111 a 115; Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado, Seção I – Dos Servidores Públicos Civis, arts. de 124 a 137; Título VII – Da Ordem Social, Capítulo II – Da Seguridade Social, Seção II – Da Saúde, arts. de 219 a 231. Atendimento ao público. 1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. 2 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua. 3 Postura profissional e relações interpessoais. 4 Comunicação. Noções de Administração Pública: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional; natureza; e finalidades. 2 Processo organizacional: planejamento; direção; comunicação; controle; e avaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da qualidade. 5 Gestão de projetos. Noções de gestão de pessoas: 1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2 A função do órgão de gestão de pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança. Noções de Direito Administrativo: 1 Estado, governo e Administração Pública: conceitos; elementos; poderes; organização; natureza; fins; e princípios. 2 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão e autorização).

  • Saúde pública — Programas do SUS no atendimento aos pacientes e usuários. Condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Lei no 8.080/1990. A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde - Lei nº 8.142/1990. A organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa - Decreto nº 7.508/2011. Epidemiologia, Indicadores de nível de saúde da população, Sistema de Informação no SUS e em Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. Vigilância em Saúde. Processos de Trabalho em Saúde e Gestão de Sistema de Saúde. Formação e educação em saúde. Educação permanente em saúde. A organização social e comunitária. Os Conselhos de Saúde. O Pacto pela Saúde.

  • Informática — 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office).3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da SES SP nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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