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Concurso Seduc CE 2024

Orgão: SEDUC CE - Secretaria de Estado da Educação do Ceará
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: De R$ 150,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4580,00 Até R$ 4668,00
Organizadora: Instituto Avalia

Agenda

Abertura das inscrições08/10/2024
Encerramento das inscrições04/11/2024
Prova01/12/2024

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 11/10/2024, às 11h51 - Atualizado em 02/12/2024, às 18h00


Saiu o novo processo seletivo da Seduc CE (Secretaria da Educação do Estado do Ceará). A seleção visa a composição de banco de docentes para contratação por tempo determinado, para lotação em escolas da rede pública estadual de ensino. A banca organizadora é o Instituto Avalia.

Resumo do edital

Cargos e salários

Oportunidades são para candidatos com formação superior incompleta e/ou completa. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com remunerações de R$ 4.580,57 (superior incompleta) e R$ 4.668,98 (superior completa), acrescido de R$ 458,83 referente ao PVR. Veja as opções abaixo:

  • professor ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano) – todas as áreas da educação básica;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – história;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – geografia;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – filosofia;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – sociologia;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – física;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – química;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – biologia;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – matemática;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – língua portuguesa;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – língua estrangeira inglês;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – língua estrangeira espanhol
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – educação física;
  • professor ensino fundamental (anos finais) ou médio – arte-educação;
  • professor para atendimento educacional especializado – AEE.

Conteúdo programático parcial

COMUM A TODOS OS CARGOS

  • Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Acentuação gráfica. 4. Pontuação. 5. Divisão silábica. 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 7. Verbos (tempos e modos). 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. 9. Dígrafos. 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões. advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. 11. Versificação. 12. Elementos de comunicação. 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação. 14. Figuras de sintaxe. 15. Noções de semântica. 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência.
  • Conhecimentos gerais: 1. Temas educacionais, pedagógicos e o uso da das metodologias ativas no ensino: 1.1 História da educação. 1.2. teorias da aprendizagem (como Piaget, Vygotsky). 1.3. filosofia da educação. 1.4. Diretrizes curriculares. 1.5. políticas públicas e legislações que regulam a educação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). 1.6. Organização e desenvolvimento de currículos. 1.7. planejamento de aulas. 1.8. objetivos de ensino. 1.9. Métodos e técnicas de ensino. 1.10. estratégias pedagógicas para diferentes faixas etárias e níveis educacionais. 1.11. Formas de avaliação, tipos de provas, feedback e como medir o desempenho dos alunos. 1.12. Uso de tecnologias digitais em sala de aula. 1.13. ferramentas educacionais. 1.14. Administração de instituições de ensino, liderança educacional e relações com a comunidade escolar. 1.15. Educação inclusiva, respeito à diversidade cultural e social, estratégias para lidar com alunos com necessidades especiais. 1.16. Aspectos psicológicos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. 1.17. motivação, desenvolvimento emocional dos alunos. 1.18. O papel da educação na transformação social. 1.19. relação entre educação e cidadania. 1.20. combate ao preconceito e à desigualdade. 1.21. Introdução ao que são metodologias ativas, sua importância no ensino e comparação com métodos tradicionais. 1.22. Como usar problemas do mundo real para engajar os alunos, promovendo investigação e pensamento crítico. 1.23. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram teoria e prática, incentivando a pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. 1.24. Reversão do processo tradicional de ensino, onde os alunos estudam o conteúdo em casa e usam o tempo em sala para atividades práticas e debates. 1.25. Uso de elementos de jogos para incentivar o aprendizado, como recompensas, desafios e missões. 1.26. Técnicas para estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos para resolver problemas e compartilhar conhecimento. 1.27. Integração do ensino presencial com plataformas online, combinando diferentes formatos de aprendizado. 2. Leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais: 2.1. Definição de indicadores, sua importância para o monitoramento e avaliação de políticas educacionais, e a diferença entre dados quantitativos e qualitativos. 2.2. Abordagem sobre taxas de aprovação, reprovação, abandono escolar, taxa de distorção idade-série. 2.3. IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ENEM, PISA e outros indicadores internacionais. 2.4. Como acessar e utilizar dados de censos educacionais, IBGE, INEP, e plataformas de coleta de dados de sistemas educacionais. 2.5. Técnicas de análise descritiva de dados, como médias, medianas, percentis, proporções e distribuições, e como interpretar esses números no contexto educacional. 2.6. Leitura e análise de gráficos (barras, linhas, pizza, dispersão) e tabelas com informações educacionais, extraindo insights relevantes. 2.7. Critérios para avaliar a qualidade das escolas e sistemas educacionais usando indicadores como desempenho dos alunos, infraestrutura, qualificação de professores, e financiamento. 2.8. Técnicas para comparar escolas, redes de ensino e países utilizando indicadores, além de como monitorar o progresso ao longo do tempo. 2.9. Introdução a correlações, testes de hipóteses e regressões para compreender a relação entre diferentes variáveis educacionais, como renda e desempenho acadêmico. 2.10. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. 2.11. Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano). 2.12. Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos). 2.13. Avaliação do Ensino Médio (3ª séries).

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (11/10/2024) Edital nº 08/2024

Retificação (31/10/2024) Prorrogação edital nº 08/2024

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Seduc CE 2024


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