Orgão: | Seduc MT - Secretaria de Educação de Mato Grosso |
Nº vagas: | 1500 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 150,00 |
Cargos: | Professor |
Áreas de Atuação: | Educação |
Escolaridade: | Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 3671,84 Até R$ 7005,09 |
Organizadora: | FGV |
Estados com Vagas: | MT |
Abertura das inscrições | 10/04/2025 |
Encerramento das inscrições | 08/05/2025 |
Prova | 22/06/2025 |
Redação
Publicado em 29/01/2024, às 08h41 - Atualizado em 11/04/2025, às 18h00
O concurso da Seduc MT (Secretaria de Educação de Mato Grosso) para a carreira de professor de educação básica preencherá 1.500 vagas, além de formar cadastro reserva. O certame é organizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
A pasta oferece postos para trabalhar em escolas espalhadas por todo o estado. Em início de carreira, os salários ficam em R$ 3.671,84 (jornada de 20 horas semanais) e R$ 7.005,09 (jornada de 40 horas semanais).
Há oportunidades para docentes com habilitação em artes, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, português, matemática, química e sociologia.
1. Buscar formação continuada no sentido de enfocar a perspectiva da ação reflexiva e investigativa, incluindo a observação de aula por gestores escolares e profissionais indicados pela Secretaria de Estado de Educação como estratégia de desenvolvimento profissional; 2. Cumprir e fazer cumprir as determinações da legislação vigente; 3. Cumprir a hora-atividade no âmbito da unidade escolar; 4. Manter a cota mínima de produção científica, que será estabelecida por meio de ato administrativo regulamentar; 5. Participar da formulação de políticas educacionais nos, diversos âmbitos do Sistema Público de Educação Básica; 6. Elaborar planos, programas e projetos educacionais no âmbito específico de sua atuação; 7. Participar da elaboração do Plano Político Pedagógico; 8. Desenvolver a regência efetiva; 9. Controlar e avaliar o rendimento escolar; 10. Implementar estratégias de recuperação da aprendizagem dos alunos; 11. Participar de reunião de trabalho; 12. Desenvolver pesquisa educacional; 13. Participar de ações administrativas e das interações educativas com a comunidade.
Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático:
LEIA TAMBÉM
Noções básicas de ética e filosofia — Fundamentos da Filosofia. Filosofia e o filosofar. Ética e moral. Senso moral e consciência moral. Virtude, dever e utilidade. Juízos de fato e juízos de valor. Valores morais. Ética e cultura. Metaética. Ética aplicada: tecnologia, meio ambiente e bioética. Justiça, Direitos Humanos e Ética. Dilemas éticos. Ação ética: liberdade e determinismo. Agente moral. Relativismo moral e universalismo ético. Filosofia e vida cotidiana. Ética e cidadania.
Saberes digitais docentes — O Referencial de Saberes Digitais Docentes está organizado em três dimensões, cada uma delas contendo saberes específicos que colaboram para a intencionalidade pedagógica dos usos das tecnologias digitais na prática docente e orienta o desenvolvimento de atividades de formação continuada e são descritos segundo os saberes de Compreensão e Prática, a saber: Ensino e Aprendizagem com uso de tecnologias digitais: Práticas Pedagógicas – Identificar e explicar conceitos e estratégias relacionadas à integração das tecnologias digitais na prática pedagógica; incorporar com intencionalidade pedagógica, tecnologias digitais às estratégias de ensino, processos de avaliação e criação de experiências de aprendizagem que atendam às necessidades de aprendizagem de cada estudante. Curadoria e Criação – Identificar e explicar elementos conceituais, estratégias e recursos digitais necessários à curadoria e à criação de conteúdo digital, que contribuam para a gestão de sala de aula e para os processos de ensino e de aprendizagem; pesquisar, remixar, adaptar, curar, criar, publicar e compartilhar conteúdos digitais para o planejamento didático e as experiências de aprendizagem dos estudantes. Análise de dados – Identificar e explicar como as tecnologias e ferramentas digitais podem auxiliar na análise crítica da sua prática pedagógica com base em diferentes dados que podem impactar a aprendizagem dos estudantes; analisar, compreender e interpretar dados, identificando tendências, padrões e discrepâncias, como por exemplo dados de avaliações internas e externas, gênero e raça, que apresentam informações sobre as necessidades de aprendizagem dos estudantes e podem indicar caminhos para replanejar as ações pedagógicas e inovar suas práticas. Prática Inclusiva - Identificar tecnologias assistivas e softwares específicos para promover a inclusão de estudantes com diferenças, dificuldades, transtornos e/ou deficiências; desenhar estratégias de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais e assistivas, elaborando conteúdos adaptados e acessíveis para garantir a participação plena de todos os estudantes. Cidadania Digital: Uso Responsável – Identificar e explicar os aspectos legais e éticos relacionados ao uso de tecnologias digitais para uma convivência respeitosa na internet, para questões de direitos autorais, direitos de imagem e o impacto do uso excessivo de tecnologias na saúde mental e no bem-estar para si, para os estudantes e demais atores da comunidade escolar. Uso Ético – usar e aplicar, por exemplo, elementos de direitos autorais e de imagem, boas práticas de uso da internet, reflexões sobre cyberbullying, crimes digitais, bem como o impacto do uso excessivo das tecnologias digitais na saúde mental e no bem-estar, incentivando um equilíbrio entre o tempo on-line e off-line. Uso Seguro – Identificar estratégias e normativos relacionados à proteção de dispositivos, conteúdos, dados pessoais e privacidade de si e dos estudantes no uso das tecnologias digitais, bem como identificar e evitar riscos e ameaças on-line, e utilizar estratégias para proteção de informações pessoais, privacidade e identificação de ameaças on-line para promover o uso seguro das tecnologias digitais. Uso Crítico – Identificar estratégias relacionadas aos modos de produção, transmissão e disseminação de informações, além da avaliação da credibilidade e confiabilidade de conteúdos em ambientes digitais. Desenvolver e incentivar a abordagem crítica na interpretação de informações, visando avaliar a credibilidade e confiabilidade de informações e conteúdos em meios digitais. Desenvolvimento Profissional: Formação Continuada – Identificar estratégias, recursos e tecnologias digitais que possam contribuir para sua formação continuada e a inovação pedagógica; usar recursos e fontes digitais no seu processo de formação continuada, visando contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Comunicação e Colaboração – Identificar ferramentas, ambientes virtuais de aprendizagem, comunidades virtuais e redes sociais educativas, que possam favorecer o trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimentos e práticas com outros professores e demais profissionais da escola e/ou da rede de ensino; utilizar e criar tecnologias e recursos digitais para promover e participar de comunidades de aprendizagem on-line, com o objetivo de acessar, produzir, colaborar e compartilhar experiências, recursos educacionais abertos e conhecimentos com outros professores e demais profissionais da escola e/ou da rede de ensino. Uso de recursos digitais para a gestão – Identificar e selecionar ferramentas digitais para organização, planejamento e execução de atividades administrativas relacionadas à prática pedagógica; e criar, utilizar e implementar ferramentas digitais para organizar, simplificar e otimizar tarefas que envolvem planejamento e gestão da aprendizagem dos estudantes e para facilitar atividades administrativas rotineiras.
História de Mato Grosso — Período Colonial: Presença original de grupos indígenas, destacadamente ao longo do rio Coxipó, os bororos/coxiponés. Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro; reduções jesuíticas. A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial. A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a criação da Capitania de Mato Grosso. A escravidão negra em Mato Grosso. - Período Imperial: A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província. Os quilombos em Mato Grosso. A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso. A economia matogrossense após a Guerra contra o Paraguai. As marcas da cultura Guarani na sociedade matogrossense. - Período Republicano: O coronelismo em Mato Grosso. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado. Relações de trabalho em Mato Grosso na Primeira República. Desenvolvimento ferroviário. Mato Grosso durante a Era Vargas: política e economia. Política fundiária e as tensões sociais no campo. Criação do Parque Indígena do Xingu e tensões locais. Desmembramento em dois Estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Seduc MT nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 03/04/2025, às 07h24 - Atualizado em 04/04/2025, às 10h16
Fernando Cezar Alves | Publicado em 02/04/2025, às 09h24 - Atualizado às 15h08
Fernando Cezar Alves | Publicado em 21/02/2025, às 13h03 - Atualizado às 15h09
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