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Concurso SEEDF 2025

Orgão: SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: De R$ 20,00 Até R$ 58,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 6427,71
Organizadora: Instituto Quadrix
Estados com Vagas: ES

Agenda

Abertura das inscrições08/09/2025
Encerramento das inscrições22/09/2025
Prova19/10/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 26/08/2025, às 08h10 - Atualizado em 20/10/2025, às 18h00


O processo seletivo da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) vai formar cadastro reserva para contratação temporária de professor substituto durante o ano letivo de 2026.

📄 Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Há oportunidades para atuação com educação básica, em diversas disciplinas. O salário de referência é de R$ 6.427,71, para jornada de 40 horas semanais. Serão selecionados docentes com habilitação nas seguintes áreas:

  • administração;
  • arquitetura;
  • artes;
  • biologia;
  • biomedicina;
  • ciências naturais;
  • construção civil;
  • contabilidade;
  • direito;
  • educação física;
  • eletrônica;
  • eletrotécnica;
  • enfermagem;
  • farmácia;
  • filosofia;
  • fisioterapia;
  • gastronomia;
  • geografia;
  • história;
  • informática;
  • alemão;
  • espanhol;
  • francês;
  • inglês;
  • japonês;
  • Libras;
  • português;
  • matemática;
  • música;
  • nutrição;
  • odontologia;
  • produção cultural;
  • psicologia;
  • química;
  • radiologia;
  • sociologia;
  • telecomunicações.

As vagas estão distribuídas entre 14 regiões administrativas: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Atribuições do professor

  • Participar ativamente da elaboração, da implementação, do acompanhamento e da avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição educacional pública, na perspectiva da educação inclusiva; contribuir para a promoção da equidade entre os estudantes, considerando a diversidade e na perspectiva da educação para os direitos humanos, com respeito às diferenças, reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, de faixa geracional, de territorialidade, convicção política, filosófica ou religiosa, condições sociais físicas, intelectuais, sensoriais e comportamentais; atuar para a apropriação dos conhecimentos relativos à história e cultura africana, afrobrasileira e dos povos originários do Brasil, bem como de valores e atitudes orientados à desconstruir e combater todas as expressões do racismo, com a devida valorização da diversidade cultural e étnico-racial brasileiras; e das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira, no passado e no presente, bem como de conhecimentos, valores e atitudes orientados à prevenção e combate ao machismo e a todas as formas de violência contra meninas e mulheres; planejar e desenvolver estratégias e intervenções pedagógicas que resultem em aprendizagens efetivas; executar as tarefas pedagógicas de registro da vida escolar do estudante, em instrumentos próprios definidos pela SEEDF, assegurando o preenchimento diário dos registros de aula e frequência, bem como o cumprimento dos prazos fixados para entrega de documentos solicitados; ministrar as horas-aula e cumprir os dias letivos estabelecidos no Calendário Escolar; participar integralmente dos períodos destinados ao planejamento pedagógico, contribuindo ativamente para a organização e o aprimoramento das práticas de ensino, em consonância com o Projeto Político-Pedagógico da instituição educacional e as diretrizes da SEEDF; participar de forma efetiva da avaliação em seus três níveis (para as aprendizagens, em larga escala e institucional), colaborando na elaboração, aplicação, correção e análise dos instrumentos avaliativos, bem como na reflexão sobre os resultados, com vistas à melhoria contínua das aprendizagens dos estudantes; participar integralmente das formações continuadas promovidas pela SEEDF, mantendo-se atualizado quanto às diretrizes curriculares, metodologias de ensino, legislações educacionais e demais temas relevantes à prática docente; realizar a adequação curricular do estudante, quando necessário; realizar adequações pedagógicas/metodológicas que facilitem o acesso à aprendizagem, no caso de alunos que apresentem necessidades especiais para a aprendizagem, independente de diagnóstico de deficiência, transtornos ou outros; assegurar tempos e espaços para recomposição das aprendizagens ao longo do ano letivo aos estudantes com frequência insuficiente, estudantes com defasagem idade/série e defasagem nas aprendizagens previstas para o ano/série; planejar de forma sistemática as aulas e demais atividades pedagógicas, considerando os objetivos de aprendizagem, as diretrizes curriculares da SEEDF, as necessidades dos estudantes e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição educacional pública; avaliar os estudantes, de acordo com os critérios estabelecidos nas Diretrizes de Avaliação Educacional desta SEEDF; implementar estratégias de recomposição das aprendizagens para os estudantes que apresentarem defasagens e/ou baixo rendimento, desenvolvendo projetos interventivos e demais ações pedagógicas necessárias para assegurar as aprendizagens; cumprir tarefas indispensáveis ao alcance dos fins educacionais da SEEDF e aos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas; comparecer pontual e assiduamente às atividades escolares; articular ações junto ao Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, à Orientação Educacional, à Coordenação Pedagógica e à Supervisão Escolar para o acompanhamento ao estudante com dificuldades de aprendizagens; articular ações junto ao Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos Generalistas e Específicas, Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar para a Educação Especial; participar ativamente do Conselho de Classe, considerando-o como instância privilegiada do processo avaliativo e como espaço de articulação e definição de estratégias para qualificar e assegurar as aprendizagens, bem como o desenvolvimento humano como um todo; participar, quando eleito, do Conselho Escolar; participar das atividades de articulação junto à comunidade escolar; desenvolver ações, programas e projetos que visem à melhoria qualitativa e contínua do processo educacional integrado ao pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade vinculados às questões éticas, socioambientais, e práticas sociais; participar do processo de escolha dos livros e materiais didáticos provenientes do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD); participação em curso de formação ofertado pela SEEDF.

Processo seletivo da SEEDF: o que vai cair na prova?

Confira abaixo os temas de legislação indicados no conteúdo programático:

  • 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Título VIII, Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I – Da Educação).

  • 2 Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações (Título I – Das Disposições Preliminares. Título V – Dos Deveres. Título VI – Do Regime Disciplinar. Título VII – Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar).

  • 3 Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Título I – Da Educação até Título IX – Das Disposições Transitórias).

  • 4 Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das Disposições Preliminares. Título II – Dos Direitos Fundamentais. Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V – Do Conselho Tutelar.).

  • 5 Lei Orgânica do Distrito Federal (Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II – Da Organização do Distrito Federal. Título III – Da Organização dos Poderes. Título VI, Capítulo IV – Da Educação, da Cultura e do Desporto).

  • 6 Resolução CEDF nº 2/2023 (Normas e diretrizes para a Educação Básica no sistema de ensino do Distrito Federal).

  • 7 II Plano Distrital de Política para Mulheres 2020-2023.

  • 8 Decreto nº 44.918/2023 (Valorização das mulheres e combate ao machismo no âmbito da SEEDF).

  • 9 Plano Distrital de Educação (PDE 2015 - 2024).

  • 10 Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

  • 11 Base Nacional Comum Curricular. (BNCC).

  • 12 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

  • 13 Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos.

  • 14 Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do processo seletivo da SEEDF nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 36/2025, disponível abaixo.

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

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Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

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