Orgão: | Semed de Maceió - Secretaria Municipal de Educação |
Nº vagas: | 3612 |
Taxa de inscrição: |
Não definido |
Cargos: | Professor,
Nutricionista,
Merendeira |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Educação,
Operacional |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 1320,00 Até R$ 3335,46 |
Organizadora: | Idesg |
Estados com Vagas: | AL |
Cidades: | Maceió - AL |
Abertura das inscrições | 21/11/2023 |
Encerramento das inscrições | 05/12/2023 |
Divulgação do Resultado | 06/02/2024 |
Redação
Publicado em 29/10/2021, às 10h06 - Atualizado em 07/02/2024, às 18h00
O mais recente processo seletivo da Semed de Maceió (Secretaria Municipal de Educação), em Alagoas, oferece 3.612 vagas temporárias, das quais 1.162 imediatas e 2.450 para formação de CR (cadastro reserva). Voltadas a profissionais de níveis médio e superior de ensino, as carreiras têm salários que variam de R$ 1.320 a R$ 3.335,46.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Nível médio:
Nível superior:
LEIA TAMBÉM
Bibliotecário — Realizar o tratamento técnico do acervo da biblioteca (registro, carimbo, catalogação, classificação e indexação); realizar e auxiliar na implementação de projetos de incentivo à leitura e à cultura; desenvolver e oferecer serviços que atendam às necessidades informacionais dos usuários (consulta no local, empréstimo domiciliar e orientação à pesquisa escolar); disseminar e facilitar o acesso à informação.
Intérprete de Libras — Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos cegos, surdos cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral, tátil e vice versa; interpretar e apoiar, em Língua Brasileira de Sinais Língua Portuguesa, as atividades didático pedagógicas e culturais desenvolvidas, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares; atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades afim da instituição; desempenhar outras atividades correlatas com a função. a) acompanhar até 05 (cinco) crianças/estudantes com surdez/deficiência auditiva, em uma mesma turma, promovendo a interação e a integração na classe comum e nos diferentes espaços da escola; b) traduzir e interpretar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Língua Portuguesa oral ou escrita, e vice-versa dos estudantes surdos e ouvintes, usuários da Libras; c) atuar na classe comum, em todas as etapas e modalidades, na Rede Municipal de Ensino, viabilizando o acesso aos estudantes com surdez os conhecimentos e conteúdos curriculares nas atividades didático-pedagógicas e no apoio à acessibilidade de comunicação e informação nos serviços das unidades de ensino; d) participar do planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas com estudantes surdos, na perspectiva do trabalho colaborativo e compreensão da comunicação, com as orientações do/a professor/a da classe comum e o/a Coordenador/a Pedagógico/a e/ou professor/a da educação especial que atua no SAEEB para surdos, em consonância ao referencial curricular previsto para o ano letivo; e) produzir e utilizar os materiais didáticos acessíveis em Libras - Língua Portuguesa para proporcionar o ensino e a aprendizagem das crianças/estudantes em L1 (ensino da Libras) e L2 (ensino da Língua Portuguesa), adaptados às necessidades de cada criança/estudante com surdez, planejados pelo/a professor/a da educação especial que atua no SAEEB para surdos e/ou a técnica pedagógica da CGEE de referência, em colaboração com o/a professor/a de sala de aula comum e Coordenador/a Pedagógico/a da unidade escolar; f) acompanhar a criança/estudante com surdez no recreio / intervalo, incentivando a interação com os demais ouvintes; g) acompanhar o estudante com surdez nas aulas de Educação Física e em outras atividades complementares, estimulando sua participação; h) colaborar com o/a professor/a da classe comum e o/a Coordenador/a Pedagógico/a e/ou professor/a da educação especial que atua no SAEEB para surdos, na realização de relatórios, pareceres e avaliações do desempenho da criança/estudante com surdez; i) participar de reuniões pedagógicas, conselhos de classe, planejamentos e de grupos de estudo na unidade escolar; j) participar dos encontros de formação continuada, cursos de Libras / Língua Portuguesa, oficinas e palestras na área da educação de estudantes com surdez para aperfeiçoamento profissional.
Auxiliar de sala — I - Acompanhar a criança/estudante em todas as atividades escolares, seguindo a orientação do/a professor/a da sala de aula, do/a Coordenador/a Pedagógico/a, do/a professor/a do Atendimento Educacional Especializado (AEE)/ Serviço Atendimento Educacional Especializado Bilíngue (SAEEB); II- acompanhar e auxiliar 01 (uma) ou até 03 (três) crianças/estudantes Público-Alvo da Educação Especial, a depender do grau de comprometimento, que não apresenta autonomia em sua locomoção, higiene pessoal e alimentação, bem como em todas as atividades escolares do cotidiano, seguindo as orientações do/a professor/a da classe comum, coordenador/a pedagógico/a e/ou professor/a da educação especial que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), e as informações da família ou responsáveis; III - participar do Planejamento Educacional Individualizado (PEI) da criança/estudante que acompanha junto com o/a professor/a da classe comum, coordenador/a pedagógico/a e/ou professor/a da educação especial que atua no Atendimento Educacional Especializado; IV - participar do Planejamento Educacional Individualizado (PEI) da criança/estudante que acompanha junto com o/a professor/a da classe comum, coordenador/a pedagógico/a e/ou professor/a da educação especial que atua no Atendimento Educacional Especializado; V - colaborar no registro do relatório e parecer descritivo/pedagógico da criança/estudante público-alvo da educação especial que acompanha, com a equipe escolar; VI - acompanhar a criança/estudante público-alvo da educação especial nas aulas de Educação Física e no recreio / intervalo e outras atividades desenvolvidas na escola, estimulando sua participação e incentivando a interação com os demais; VII - comunicar à equipe pedagógica sobre quaisquer alterações de comportamento da criança/estudante público-alvo da educação especial, que possam ser observado; VIII - participar da formação inicial e continuada na área da educação especial / inclusiva, ofertada pela Coordenação Técnica de Educação Especial (CTEE), em parceria com o Centro de Formação, da rede municipal de ensino. IX - Participar das atividades desenvolvidas pelo professor da Educação Infantil; X- Manter-se integrado com o professor da Educação Infantil e as crianças; XI- Participar das reuniões pedagógicas e de grupos de estudo, na escola; XII- Seguir a orientação da supervisão (coordenação) da escola; XIII- Orientar e auxiliar as crianças para que adquiram hábitos de: Higiene (banho, lavar as mãos) . Saúde (estímulo ao sentar, engatinhar) . Alimentação (lanches e refeição) . Lazer (brincadeiras, músicas, movimentos); XIV- Auxiliar na elaboração de materiais pedagógicos acessíveis (jogos, materiais de sucata e outros); XV- Auxiliar para que o ambiente se mantenha com respeito mútuo e cooperação, entre as crianças e demais profissionais da escola, proporcionando cuidado e educação; XVI- Atender as crianças respeitando a fase em que estão vivendo; XVII- Interessar-se em entender a Proposta da Educação Infantil, da Rede Municipal de Maceió; XIV Participar das formações propostas pelo Coordenação Técnica de Educação Infantil; XVIII- Atender as solicitações das crianças e auxiliar nas atividades em grupo e/ou assistência individualizada as crianças; XIX- Auxiliar na adaptação das novas crianças; XX- Comunicar a(o) professor/a, coordenação pedagógica e direção escolar ocorrências e situações que porventura desfavoreça o processo de trabalho e/ou desenvolvimento das crianças; XXI- Auxiliar a criança/estudante com deficiências em suas necessidades; XXII- Zelar pela guarda de materiais e equipamentos de trabalho; XXIII- Participar ativamente, no processo de integração da escola, família e comunidade; XXIV- conhecer procedimentos básicos de higiene, alimentação, cuidados preventivos, primeiros socorros e segurança infantil no ambiente escolar; XXV- Conhecer o processo de desenvolvimento da criança, mantendo-se atualizado, através de leituras, encontros pedagógicos, formação continuada em serviço, seminários e outros eventos; XXVI- Realizar outras atividades correlatas com a função.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do processo seletivo da Semed de Maceió nesta página, com as principais informações do certame. As atribuições na íntegra podem ser conferidas no edital nº 5/2023, disponível para consulta abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 21/11/2023, às 12h03 - Atualizado às 12h06
JC Concursos | Publicado em 14/12/2021, às 01h18
JC Concursos | Publicado em 13/11/2021, às 00h09 - Atualizado às 00h09
Patricia Lavezzo | Publicado em 11/11/2021, às 13h46 - Atualizado às 13h50
Redação | Publicado em 11/11/2021, às 02h50 - Atualizado às 07h19
Patricia Lavezzo | Publicado em 08/11/2021, às 09h20 - Atualizado às 09h28
Patricia Lavezzo | Publicado em 29/10/2021, às 10h12 - Atualizado às 10h15
Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.