Orgão: | SME SP - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Nº vagas: | 3250 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 66,95 |
Cargos: | Professor |
Áreas de Atuação: | Educação |
Escolaridade: | Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 3135,48 Até R$ 3787,50 |
Organizadora: | FGV |
Estados com Vagas: | SP |
Cidades: | São Paulo - SP |
Abertura das inscrições | 31/08/2022 |
Encerramento das inscrições | 17/10/2022 |
Prova para professor de ensino fundamental II e médio | 08/01/2023 |
Prova para professor de educação infantil e ensino fundamental I | 15/01/2023 |
Divulgação do Resultado Estimativa | 15/01/2024 |
Redação
Publicado em 11/03/2021, às 08h48 - Atualizado em 30/01/2024, às 22h43
O mais recente concurso da SME SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) preencherá 3.250 vagas de professor. O processo seletivo é organizado pela Fundação Getulio Vargas (FVG).
Estão em disputa 1.270 postos para lecionar em turmas de educação infantil e ensino fundamental I e 1.980 oportunidades para dar aulas em classes de ensino fundamental II e ensino médio.
Podem concorrer aos postos para educação infantil e ensino fundamental I docentes com formação para o magistério a partir de nível médio. O salário inicial é de R$ 3.135,48.
Já as vagas para ensino fundamental II e ensino médio, com remuneração de R$ 3.787,50, exigem licenciatura plena em áreas específicas. Confira a divisão:
LEIA TAMBÉM
Professor de educação infantil e ensino fundamental I — I – participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação; II - elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação; III – zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos; IV – considerar as informações obtidas na apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino; V – planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos; VI – planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional; VII – articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; VIII – discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos; IX - identificar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela; X – adotar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; XI - planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos; XII - adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva e da educação de jovens e adultos; XIII – manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; XIV – participar das atividades de formação continuada oferecidas para o seu aperfeiçoamento, bem como de cursos que possam contribuir para o seu crescimento e atualização profissional; XV – atuar na implementação dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem; XVI - participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional; XVII – participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional.
Professor de ensino fundamental II e nível médio — I – participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação; II - elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação; III – zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos; IV – considerar as informações obtidas na apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino; V – planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos; VI – planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional; VII – articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; VIII – discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos; IX - identificar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela; X – adotar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; XI - planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos; XII - adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva e da educação de jovens e adultos; XIII – manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; XIV – participar das atividades de formação continuada oferecidas para o seu aperfeiçoamento, bem como de cursos que possam contribuir para o seu crescimento e atualização profissional; XV – atuar na implementação dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem; XVI - participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional; XVII – participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional.
Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático para professor de educação infantil e ensino fundamental I:
Língua portuguesa — Concepção de linguagem verbal em seu processo de interlocução e sua relação com todas as áreas de conhecimento, quanto ao domínio das capacidades de leitura e de escrita para os diferentes gêneros e práticas sociais; uso da variedade culta da língua escrita para a produção de texto; leitura e compreensão de texto.
Informática — Utilização de diferentes linguagens midiáticas para desenvolvimento das práticas educativas; apropriação tecnológica; compreensão dos usos das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar; promoção de práticas pedagógicas, reflexivas, colaborativas e dialógicas utilizando recursos tecnológicos; papel e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação; letramento digital; uso da tecnologia para ensinar, aprender e pesquisar. Revista Magistério n. 10: educomunicação (disponível neste link). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Uso de tecnologias em contexto de pandemia: o que aprendemos e como prosseguir aprendendo? – São Paulo : SME / COPED, 2021. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular:Tecnologias para Aprendizagem. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019 (disponível neste link). Secretaria Municipal de Educação. O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015. Instrução Normativa SME nº 52, de 10/12/2021 - Dispõe sobre a organização dos Laboratórios de Educação Digital - LED, e dá outras providências.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da SME SP nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido nos editais abaixo, disponíveis entre os anexos.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Mylena Lira | Publicado em 30/01/2024, às 22h34
Mylena Lira | Publicado em 22/01/2024, às 23h37
Mylena Lira | Publicado em 26/11/2023, às 21h23
Mylena Lira | Publicado em 30/04/2023, às 22h51
Douglas Terenciano | Publicado em 03/04/2023, às 14h22 - Atualizado às 14h32
Samuel Peressin | Publicado em 16/03/2023, às 14h06 - Atualizado em 17/03/2023, às 08h20
Douglas Terenciano | Publicado em 14/03/2023, às 08h29 - Atualizado às 08h45
Douglas Terenciano | Publicado em 28/02/2023, às 15h12
Douglas Terenciano | Publicado em 23/02/2023, às 10h21 - Atualizado às 10h36
Samuel Peressin | Publicado em 23/02/2023, às 10h23 - Atualizado às 10h31
Samuel Peressin | Publicado em 23/01/2023, às 14h29 - Atualizado em 22/02/2023, às 13h19
Samuel Peressin | Publicado em 14/02/2023, às 11h33 - Atualizado às 11h40
Douglas Terenciano | Publicado em 09/02/2023, às 14h53 - Atualizado às 15h06
Samuel Peressin | Publicado em 31/01/2023, às 11h33 - Atualizado às 11h46
Samuel Peressin | Publicado em 18/01/2023, às 07h47 - Atualizado em 20/01/2023, às 11h48
Samuel Peressin | Publicado em 10/01/2023, às 10h04 - Atualizado em 17/01/2023, às 10h18
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 15/01/2023, às 03h04
Publieditorial | Publicado em 11/01/2023, às 14h17
Samuel Peressin | Publicado em 03/01/2023, às 08h12 - Atualizado às 08h16
Samuel Peressin | Publicado em 20/10/2022, às 14h11 - Atualizado às 14h17
Samuel Peressin | Publicado em 17/10/2022, às 08h40 - Atualizado às 08h47
Samuel Peressin | Publicado em 11/10/2022, às 13h22 - Atualizado às 13h30
Samuel Peressin | Publicado em 05/09/2022, às 14h33 - Atualizado às 14h38
Samuel Peressin | Publicado em 02/09/2022, às 13h29 - Atualizado às 13h36
Samuel Peressin | Publicado em 31/08/2022, às 08h02 - Atualizado em 01/09/2022, às 08h19
Samuel Peressin | Publicado em 31/08/2022, às 11h47 - Atualizado às 11h54
Samuel Peressin | Publicado em 30/08/2022, às 14h14 - Atualizado às 14h31
Fernando Cezar Alves | Publicado em 30/08/2022, às 06h44 - Atualizado às 13h22
Samuel Peressin | Publicado em 30/08/2022, às 12h11 - Atualizado às 12h20
Douglas Terenciano | Publicado em 25/08/2022, às 13h28 - Atualizado às 13h35
Fernando Cezar Alves | Publicado em 18/08/2022, às 07h52 - Atualizado às 14h06
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 27/07/2022, às 06h29 - Atualizado às 14h07
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 25/07/2022, às 13h40 - Atualizado às 14h08
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 06/07/2022, às 09h47 - Atualizado às 15h10
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 06/04/2022, às 10h00 - Atualizado às 13h25
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 25/02/2022, às 11h20 - Atualizado às 14h41
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 28/12/2021, às 11h50 - Atualizado às 14h12
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 03/12/2021, às 06h17 - Atualizado às 14h07
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/11/2021, às 09h42 - Atualizado às 14h17
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/11/2021, às 06h13 - Atualizado às 14h15
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/11/2021, às 09h18 - Atualizado às 14h07
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 18/10/2021, às 12h44 - Atualizado às 14h47
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 05/05/2021, às 11h17 - Atualizado às 14h28
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 11/03/2021, às 08h50 - Atualizado às 14h37
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