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Concurso SMED Belo Horizonte (MG) 2023

Orgão: Prefeitura de Belo Horizonte
Nº vagas:512
Taxa de inscrição: De R$ 90,00 Até R$ 100,00
Cargos: Professor, Assistente
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2355,00 Até R$ 3228,00
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: MG
Cidades: Belo Horizonte - MG

Agenda

Abertura das inscrições18/09/2023
Encerramento das inscrições23/10/2023
Prova10/12/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 31/08/2022, às 08h44 - Atualizado em 11/12/2023, às 18h00


Saiu o edital do concurso da SMED de Belo Horizonte (Secretaria Municipal de Educação), no estado de Minas Gerais. O certame conta com 512 vagas para assistente e docente. Das chances, 53 são reservadas a pessoas com deficiência e 102 para os negros.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Do total de ofertas, 15 são para o cargo de assistente administrativo educacional, que requer escolaridade mínima de ensino médio completo. O salário inicial é de R$ 2.355,59.

As outras 497 vagas são para a carreira de nível superior de professor, que recebe a remuneração de R$ 3.228,66. Veja a distribuição das vagas a seguir:

  • professor para a educação infantil (200);
  • professor municipal – 1º e 2º ciclos (200);
  • professor municipal – arte (12);
  • professor municipal – ciências (25);
  • professor municipal – história (25); e
  • professor municipal – língua portuguesa (35).

O professor para a educação infantil atuará em escolas municipais de educação infantil e serviço público municipal de educação infantil da rede municipal de educação, enquanto o professor municipal será lotado em escolas e serviços pedagógicos públicos municipais de ensinos fundamental e médio da rede municipal de educação.

Atribuições

  • Assistente Administrativo Educacional: colaborar no recebimento, controle e distribuição dos livros didáticos e outros materiais destinados à unidade escolar, observando as orientações e planejamento definidos ou repassados pela Smed ou pelo órgão responsável; realizar atendimento às comunidades escolar e local, conforme as orientações do responsável pela área em que estiver atuando; atender às demandas administrativas, incluindo o fornecimento e a circulação de documentos, conforme as orientações do responsável pela área de atuação a que estiver subordinado; gerar documentos internos e externos sob a coordenação do responsável pela área de atuação a que estiver subordinado; operar os sistemas informatizados utilizados pelo Poder Executivo na área educacional e gerencial; auxiliar o vice-diretor da unidade escolar na gestão do patrimônio, do almoxarifado e das demais atividades relativas à rotina administrativa; atuar como apoio em projetos e eventos desenvolvidos pela unidade escolar, respeitadas a jornada de trabalho e a natureza de sua função, sendo admitidas compensações; participar de cursos de atualização e aperfeiçoamento promovidos pelo Poder Executivo, visando ao aprimoramento de seu desempenho; responsabilizar-se, sob supervisão do Coordenador Pedagógico Geral da unidade escolar, pela agenda de espaços multiúso, equipamentos, e outros meios coletivos de suporte pedagógico; apoiar a equipe de Coordenação Pedagógica da unidade escolar na organização de excursões, responsabilizando-se, em especial, pelas reservas necessárias e pela coleta de autorizações de pais ou responsáveis; apoiar o Coordenador Pedagógico Geral da unidade escolar nas ações de combate à evasão escolar; apoiar o vice-diretor na gestão de recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento das atividades pedagógicas; responsabilizar-se por outras tarefas que, em virtude de sua natureza ou de disposições regulamentares, estejam circunscritas ao âmbito de sua competência.
  • Professor para a Educação Infantil: atuar em atividades de educação infantil, atendendo, no que lhe compete, a criança que, no início do ano letivo, possua idade variável entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos e 8 (oito) meses; executar atividades baseadas no conhecimento científico acerca do desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos e 8 (oito) meses, consignadas na proposta político-pedagógica; organizar tempos e espaços que privilegiem o brincar como forma de expressão, pensamento e interação; desenvolver atividades objetivando o cuidar e o educar como eixos norteadores do desenvolvimento infantil; assegurar que a criança na educação infantil tenha suas necessidades básicas de higiene, alimentação, saúde, segurança e bem-estar atendidas de forma adequada; propiciar situações em que a criança possa construir sua autonomia; implementar atividades que valorizem a diversidade sociocultural da comunidade atendida e ampliar o acesso aos bens socioculturais e artísticos disponíveis; executar suas atividades pautando-se no respeito à dignidade, aos direitos e às especificidades da criança de até 5 (cinco) anos e 8 (oito) meses, em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, sem discriminação alguma; colaborar e participar de atividades que envolvam a comunidade; colaborar no envolvimento dos pais ou de quem os substitua no processo de desenvolvimento infantil; interagir com os demais profissionais da instituição educacional na qual atua, para construção coletiva do projeto político- -pedagógico; participar de atividades de qualificação proporcionadas pela administração municipal; refletir e avaliar sua prática profissional, buscando aperfeiçoá-la; planejar e executar o trabalho docente dentro da especificidade da educação infantil; acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional, fazendo os registros necessários, inclusive apurar a frequência diária; desincumbir-se de outras tarefas específicas que lhe forem atribuídas.
  • Professor Municipal: planejar aulas e desenvolver coletivamente atividades e projetos pedagógicos; ministrar aulas, promovendo o processo de ensino/aprendizagem; exercer atividades de coordenação pedagógica; participar da avaliação do rendimento escolar; atender às dificuldades de aprendizagem do aluno; inclusive dos alunos portadores de deficiência; elaborar e executar projetos em consonância com o programa político pedagógico da Rede Municipal de Educação; participar de reuniões pedagógicas e demais reuniões programadas pelo Colegiado ou pela direção da escola; participar de cursos de atualização e/ou aperfeiçoamentos programados pela Secretaria Municipal de Educação, pela Administração Regional e pela escola; participar de atividades escolares que envolvam a comunidade; elaborar relatórios; promover a participação dos pais ou responsáveis pelos alunos no processo de avaliação do ensino/aprendizagem; esclarecer sistematicamente aos pais e responsáveis sobre o processo de aprendizagem; elaborar e executar projetos de pesquisa sobre o ensino da Rede Municipal de Educação; participar de programas de avaliação escolar ou institucional da Rede Municipal de Educação; desincumbir-se de outras tarefas específicas que lhe forem atribuídas.

Conteúdo programático parcial

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA NÍVEL MÉDIO

  • LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. 2. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 3. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. 4. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. 5. Tipologia da frase portuguesa. 6. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. 7. Tipos de discurso. 8. Registros de linguagem. Funções da linguagem. 9. Elementos dos atos de comunicação. 10. Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação. 11. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. 12. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. 13. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. 14. Ortografia e acentuação gráfica. A crase.
  • INFORMÁTICA BÁSICA: Dispositivos de entrada e saída e de armazenamento de dados. Impressoras, teclado, mouse, disco rígido, pendrives, scanner, plotter, discos ópticos. Noções do ambiente Windows. MSOffice (Word, Excel, Powerpoint, Outlook). LibreOffice (Writer, Calc, Impress). Conceitos relacionados à Internet; correio eletrônico. Noções de sistemas operacionais. Ícones, atalhos de teclado, pastas, tipos de arquivos; localização, criação, cópia e remoção de arquivos; cópias de arquivos para outros dispositivos; ajuda do Windows, lixeira, remoção e recuperação de arquivos e de pastas; cópias de segurança/backup, uso dos recursos.

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

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Sobre Prefeitura de Belo Horizonte

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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