Redação Publicado em 01/09/2025, às 09h01 - Atualizado em 11/10/2025, às 18h00
O novo edital de concurso do TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça do dia 1º de setembro. O certame reúne 10 vagas para o cargo de contador judiciário, para lotação na Comarca da Capital, na cidade de São Paulo. A Vunesp é a banca organizadora do processo de seleção.
Para ingressar na carreira o candidato deve possuir ensino superior em ciências contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O vencimento é de R$ 9.536,23, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Atribuições
CONTADOR JUDICIÁRIO: planejar, elaborar, controlar e acompanhar todos os procedimentos financeiros, contábeis e de auditoria nos documentos, seguindo as normas determinadas pelos seus superiores, bem como manter atualizada a legislação.
Conteúdo programático parcial
PORTUGUÊS: 1. Interpretação e compreensão de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Critérios de textualidade: coerência, coesão e intertextualidade. 3. Significação contextual de palavras e expressões. 4. Sinônimos e antônimos. 5. Sentido próprio e figurado das palavras. 6. Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência verbal e nominal. 9. Colocação pronominal. 10. Crase. 11. Pontuação.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: 1.1 Lógica de Argumentação: identificação de premissas e conclusões. 1.1.1 Inferência Lógica. 1.2 Proposições: operações lógicas, valores lógicos e equivalências. 1.3 Tabelas-verdade e diagramas lógicos. 1.4 Problemas envolvendo sequências, padrões e séries lógicas. 1.5 Análise combinatória (arranjos, permutações, combinações). 1.6 Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementação. 1.7 Relações entre grandezas (gráficos e tabelas), proporcionalidade direta e inversa. 1.8 Porcentagem e variações percentuais. 1.9 Regra de três simples e composta.
MATEMÁTICA FINANCEIRA: 2.1 Juros simples: capital, taxa, tempo, montante. 2.2 Juros compostos: capital, montante, taxa e tempo. 2.3 Equivalência de taxas: taxa efetiva, nominal, real e aparente. 2.4 Descontos: simples, composto e racional. 2.5 Valor presente e valor futuro de capitais. 2.6 Séries de pagamentos uniformes 2.7 Sistemas de amortização: Tabela Price, Sistema de Amortização Constante (SAC) e Sistema de Amortização Misto (SAM). 2.8 Avaliação de alternativas de investimento em ambientes estáveis e inflacionários. 2.9 Cálculo financeiro: custo real e efetivo de operações de financiamento, empréstimos e investimentos.
ESTATÍSTICA: 3.1 Estatística descritiva: tipos de variáveis, coleta, organização e apresentação de dados. 3.2 Distribuições de frequência: absoluta, relativa, acumulada; gráficos estatísticos (barras, setores, histogramas). 3.3 Medidas de tendência central: média aritmética simples e ponderada, mediana e moda. 3.4 Medidas de dispersão: amplitude, variância, desvio-padrão, coeficiente de variação. 3.5 Análise exploratória de dados: diagrama de caixa (boxplot), identificação de outliers. 3.6 Técnicas de amostragem: tipos de amostragem e erro amostral. 3.7 Séries temporais: componentes de tendência, sazonalidade e ciclos; médias móveis.
INFORMÁTICA: 1. MS-Office 365: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 365. 2. MS-Office 365 – Word: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. 3. MS-Office 365 – Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. 4. MS-Office 365 - PowerPoint: estrutura e formatação de apresentações; inserção de textos, imagens, tabelas, gráficos e SmartArt; organização de slides; criação e personalização de modelos e temas; aplicação de transições e animações; hiperlinks; inserção de áudio e vídeo; apresentação de slides; impressão e exportação em PDF; recursos para apresentações em ambiente institucional. 5. MS-Office 365 – OneDrive: conceito, armazenamento, sincronização de arquivos, compartilhamento e colaboração, integração com outros aplicativos do pacote MS-Office 365. 6. MS-Office 365 – SharePoint: conceito, armazenamento de documentos, arquivos e outros tipos de conteúdo em bibliotecas de documentos, facilitando o acesso e a colaboração. 7. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. 8. Conceito da plataforma Microsoft Teams e suas funcionalidades integradas, como reuniões online com recursos de videoconferência, agendamento de compromissos e eventos e chats. 9. Conceitos básicos de segurança da informação, abrangendo os princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade. 10. Conceitos básicos de inteligência artificial generativa, como ferramenta para otimizar o trabalho.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso público nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Detalhes sobre as atribuições e provas devem ser conferidas no edital nº 3/2025, disponível abaixo, entre os anexos.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.