Concurso Uerj 2021 Concurso Aberto

Orgão: Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Nº vagas: 15
Taxa de inscrição: De R$ 200,00 Até R$ 200,00
Cargos: Comunicador Social
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 5400,00 Até R$ 5400,00
Estados com Vagas: RJ

Publicado em 03/09/2018, às 12h08 - Atualizado em 15/10/2021, às 18h00


O mais recente concurso da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) preencherá 15 vagas de comunicador social. Estão em disputa oportunidades para profissionais com curso superior em jornalismo (10 postos), relações públicas (4) e publicidade (1). O salário inicial é de R$ 4.800, acrescido de auxílio alimentação de R$ 600, totalizando R$ 5.400. Os contratados também terão direito a adicional de qualificação.

Resumo do edital

Atribuições dos cargos por área de atuação

  • Jornalismo - Elaborar conteúdos sobre temas de interesse da Instituição, através de entrevistas e pesquisas, promovendo contatos e coletando informações; Redigir, editar e revisar conteúdos informativos para veiculação / publicação nos meios de comunicação da Instituição; Atuar em toda a etapa de produção e pós-produção de reportagens, programas e conteúdos diversos produzidos pela Universidade; Criar release; Gerir o conteúdo do clipping de notícias e do banco de dados de informações da UERJ; Apurar e divulgar informações sobre pesquisas e projetos desenvolvidos na Universidade nos meios de comunicação; Manter interface permanente com as mídias e meios de comunicação; Levantar pautas de interesse jornalístico relacionados à Instituição, participando de eventos acadêmicos e outros; Organizar e manter atualizado arquivo composto de notícias, imagens e outros conteúdos de interesse da Instituição para fins de consulta e estudo; Cooperar na estruturação e na produção de conteúdo para internet; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, cooperando na formação e treinamento de pessoal e na prática de estagiários e estudantes na sua área de atuação; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como pela organização do ambiente de trabalho.
  • Publicidade - Estudar comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido; Definir briefing (termo de referência), acompanhar e avaliar campanhas institucionais; Produzir conteúdos para redes sociais, monitorando e analisando alcance, resultados, impacto positivo / negativo, entre outras métricas; Apresentar periodicamente relatórios com análises de conjuntura e métricas sobre o alcance, posicionamento e recall da imagem institucional em mídias sociais; Sugerir campanhas de comunicação para incentivar o encaminhamento orientado de questões, eventos e temas estratégicos para a administração central; Desenvolver campanhas institucionais e educativas para divulgar a Universidade e/ou assuntos relevantes para o público interno da Universidade; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, cooperando na formação e treinamento de pessoal e na prática de estagiários e estudantes na sua área de atuação; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como pela organização do ambiente de trabalho.
  • Relações públicas - Elaborar programas de relações públicas, verificando os meios de comunicação disponíveis e analisando os produtos/serviços a serem promovidos e estabelecendo as atividades a serem desenvolvidas; Organizar programas de visitas, reuniões sociais, cerimoniais, exposições, concursos e outras atividades de relações públicas para promover a Instituição; Orientar as unidades e gestores da UERJ nas políticas e ações de comunicação; Planejar e coordenar pesquisas e campanhas de opinião pública; Planejar, executar e acompanhar todo o processo de organização de eventos corporativos; Exercer as técnicas de cerimonial, protocolo e etiqueta, de acordo com a natureza do evento; Criar e redigir documentação específica para eventos; Promover a integração da Instituição com a comunidade interna e externa; Assessorar na solução de problemas institucionais que influenciem na posição da Universidade perante a opinião pública; Manter interface permanente com a imprensa e assessoria de órgãos externos; Organizar e manter atualizado arquivo com acervo próprio composto de notícias, imagens e outros conteúdos; Coordenar e facilitar o relacionamento da imprensa com funcionários da Universidade, inclusive via processos de media training; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, cooperando na formação e treinamento de pessoal e na prática de estagiários e estudantes na sua área de atuação; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como pela organização do ambiente de trabalho.

Conteúdo programático

Confira abaixo os temas de conhecimentos específicos para cada área:

  • Jornalismo - Técnicas de redação jornalística. Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Conceitos de notícia, pauta e apuração. Gêneros jornalísticos. Técnicas de produção e edição para produtos jornalísticos impressos, radiofônicos e audiovisuais. Jornalismo em plataformas digitais: planejamento, produção, instrumentos e estratégias de divulgação. Domínio instrumental voltado à fotografia e edição de imagem. Comunicação interna: conceito, objetivos, planejamento e ferramentas. Assessoria de imprensa: atividade, planejamento, ferramentas e avaliação. Mídia training. Métricas de avaliação – em mídias sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna.
  • Publicidade - Teorias da Publicidade. Planejamento de mídia. Conceito de criação. Processo criativo. Posicionamento na propaganda. Planejamento de Marketing. Conceito de marca. Gerenciamento de marca. Técnicas de produção de campanhas de propaganda e peças publicitárias. Estratégias de divulgação na comunicação digital. Organização de eventos: planejamento e avaliação. Comunicação visual para criação publicitária: domínio instrumental. Técnicas de redação publicitária. Teoria e técnicas na direção de arte. Linguagens artísticas aplicadas à criação. Métricas de avaliação – na publicidade digital.
  • Relações públicas - Públicos: estudo e segmentação. Comunicação Institucional: conceito e aplicações. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. Conceito de comunicação integrada. Identidade organizacional, imagem e reputação. Comunicação interna: conceito, objetivos, planejamento e ferramentas. Políticas de comunicação nas organizações. Pesquisa de opinião pública: métodos, ferramentas e aplicações. Clima organizacional. Cultura organizacional: estudo e aplicações. Gerenciamento de crises: técnicas e ferramentas. Organização de eventos: planejamento e avaliação. Cerimonial e Protocolo. Assessoria de Imprensa: atividade, planejamento, ferramentas e avaliação. Gestão de conteúdo em mídias sociais. Métricas de avaliação – em mídias sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna.

Curso grátis sobre preparação emocional para o concurso Uerj

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Uerj nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no  edital abaixo, disponível entre os anexos. 


Cronograma

Abertura das inscrições14/10/2021
Encerramento das inscrições03/11/2021
Prova30/01/2022
Divulgação do Gabarito30/01/2022
Divulgação do Resultado17/03/2022

Notícias do concurso Uerj 2021

Edital e Anexos

Abertura Edital de abertura de inscrições (2018) — técnico em enfermagem
Abertura (14/05/2021) Edital de abertura de inscrições (2021) — técnico TI
Abertura (23/07/2021) Edital de abertura de inscrições (2021) — assistente administrativo
Abertura (14/10/2021) Edital de abertura de inscrições (2021) — comunicador social
Abertura (14/10/2021) Edital de abertura de inscrições/cronograma (2021) — comunicador social
Abertura (14/10/2021) Edital de abertura de inscrições/conteúdo programático (2021) — comunicador social

Provas Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Uerj Iluminador Cenico
O próprio órgão
2015 Prova / Gabarito
Uerj Produtor Cultural
Cepuerj
2015 Prova / Gabarito

» Ver lista completa


Comentários

Mais Lidas