MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Prefeitura Itaboraí (RJ) 2020

Orgão: Prefeitura Itaboraí
Nº vagas:653
Taxa de inscrição: De R$ 70,00 Até R$ 90,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1526,00 Até R$ 1983,00
Estados com Vagas: RJ
Cidades: Itaboraí - RJ

Agenda

Abertura das inscrições17/08/2020
Encerramento das inscrições12/11/2020
Prova06/12/2020
Divulgação do Resultado30/12/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 20/03/2020, às 13h38 - Atualizado em 31/12/2020, às 23h00


O concurso de Itaboraí, cidade localizada no Estado do Rio de Janeiro (RJ), oferece 653 vagas na área da educação. A seleção será constituída das seguintes avaliações para todos os cargos: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório; prova discursiva de caráter classificatório e eliminatório; e prova de títulos de caráter classificatório.

Informações complementares

Distribuição de vagas

Para ensino médio, as chances eram para os cargos de professor da educação infantil (51 vagas) e professor docente II do ensino fundamental I - 1º ao 5º ano (332). O salário inicial era de R$ 1.526,13 para jornada de trabalho semanal de 22 horas.

Quem tem o nível superior estava apto à carreira de professor docente I nas disciplinas de língua portuguesa (50), língua estrangeira - inglês (20), matemática (60), história (27), geografia (39), arte (20), educação física (15) e ciências (39). A remuneração era de R$ 1.983,36 para carga horária semanal de 14 horas.

Atribuições dos cargos

Professor docente I: Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola; Participar da elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar, definindo ações, atividades e procedimentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem; Planejar e cumprir os Projeto de Trabalho das turmas, seguindo o Projeto Político-Pedagógico e o Projeto de Trabalho da Escola, tendo por base os Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor; Ministrar aulas do componente curricular, conforme a formação acadêmica do profissional, construindo com os estudantes os conhecimentos planejados no Projeto Pedagógico, com base nos Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor; Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, com assiduidade e pontualidade; Zelar pela aprendizagem dos estudantes, procedendo contínua e permanente avaliação do aproveitamento escolar, revisando e replanejando o trabalho, quando necessário, registrando os avanços e as dificuldades; Interagir com os estudantes de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos os estudantes; , Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação aluno-aluno e aluno-professor, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação discente do ponto de vista cidadão integral, e não apenas limitado ao conhecimento curricular; Estabelecer estratégias de recuperação paralela para os estudantes que não atingirem aos objetivos propostos para os trimestres/bimestres. Elaborar instrumentos avaliativos de acordo com o eixo temático ministrado e compatível com o nível de aprendizagem do estudante; entre outras.

Professor da educação infantil: Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, do Projeto Pedagógico da Escola e dos Projetos de Trabalho da turma, levando em consideração os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), assegurando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências, com base em uma concepção que compreenda e promova a relação indissociável entre o cuidar e o educar, de acordo com as orientações do Referencial Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor; Atender às peculiaridades do mundo infantil, respeitando suas formas de expressão e linguagens no processo de aprender, levando esses aspectos em consideração ao organizar o planejamento e os registros de observação das crianças, entendendo-os como sujeitos de direitos; Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas com o objetivo de ampliar o universo de experiências e conhecimentos das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens; Interagir com as crianças de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos. Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação criança-criança e criança-adulto, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação cidadã e o conhecimento integral da criança, considerando os aspectos físico, psicológicos, intelectual e social; Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional com assiduidade e pontualidade; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Participar das atividades de capacitação em sua área de atuação, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo ou por outros órgãos educacionais; entre outras.

Professor docente II: Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola; Participar da elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar, definindo ações, atividades e procedimentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem; Planejar e cumprir os Projetos de Trabalho das turmas, seguindo o Projeto Político-Pedagógico e o Projeto Pedagógico da Escola, tendo por base os Referenciais Curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino em vigor, construindo com os estudantes, os conhecimentos planejados; Cumprir a carga horária estabelecida, de modo a garantir as horas e os dias letivos exigidos legalmente, inclusive quando definidos em sábados e domingos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, com assiduidade e pontualidade; Zelar pela aprendizagem dos estudantes, procedendo contínua e permanente avaliação do aproveitamento escolar, revisando e replanejando o trabalho, quando necessário, registrando os avanços e as dificuldades; Interagir com os estudantes de forma a mediar e enriquecer o processo educacional, atendendo com disponibilidade e dedicação a todos; Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a interação aluno-aluno e aluno-professor, no contexto escolar, de maneira a que se contribua para a formação discente do ponto de ou integral do cidadão, e não apenas limitado ao conhecimento curricular; Estabelecer estratégias de recuperação paralela para os estudantes que não atingirem aos objetivos propostos para os trimestres/bimestres. Elaborar instrumentos avaliativos de acordo com o eixo temático ministrado e compatível com o nível de aprendizagem do estudante; Ministrar aulas de forma dinâmica, de acordo com o Referencial Curricular previamente estabelecidos; Respeitar a individualidade e o nível de desempenho de cada estudante, considerando a dimensão coletiva da construção do conhecimento; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; entre outras.

Conteúdo programático parcial

Comum aos cargos de nível superior

  • Língua portuguesa: Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Sinais de Pontuação. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias: nominal e verbal. Regências: nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Emprego dos sinais de pontuação. Colocação dos pronomes. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Referenciação. Advérbios e Locuções Adverbiais e circunstâncias que eles expressem. Funções do gênero (propósito comunicativo).
  • Estatuto dos funcionários públicos municipais de Itaboraí: Lei nº 502, de 04 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de Itaboraí. Lei n. º 1.392, de 03 de julho de 1996, que dá nova redação à Lei Municipal n. º 502, de 04 de dezembro de 1979.
  • História do município de Itaboraí: A cidade. História. Prédios Históricos. Região Metropolitana. Disponível no site https://www.Itaboraí.rj.gov.br/conheca-nossahistoria/. Acesso em 27/01/2020.

Concurso de Itaboraí: dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso de Itaboraí nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (20/03/2020)

Retificação (18/08/2020) Comunicado de reabertura

Retificação (23/10/2020) Prorrogação

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Prefeitura Itaboraí (RJ) 2020


Concurso de Itaboraí RJ - Google street view

Concurso de Itaboraí RJ: último dia de inscrição para 653 vagas de professor

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 23/10/2020, às 10h01 - Atualizado em 12/11/2020, às 08h17


Concurso de Itaboraí: sede da prefeitura - Google street view

Concurso Prefeitura de Itaboraí RJ reabre inscrições para 653 vagas de professor

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/03/2020, às 13h52 - Atualizado em 18/08/2020, às 13h23


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.