Concurso Prefeitura Jordão (AC) 2021 Encerrado

Orgão: Prefeitura Jordão
Nº vagas: 113
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Professor, Técnico de Enfermagem, Nutricionista
Áreas de Atuação: Saúde, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1100,00 Até R$ 12000,00
Estados com Vagas: AC
Cidades: Jordão - AC

Publicado em 23/04/2021, às 13h37 - Atualizado em 01/06/2021, às 18h00


Concurso da Prefeitura de Jordão, estado do Acre, conta com 113 vagas abertas, sendo 70 imediatas e 43 de cadastro reserva, em diversos cargos que exigem ensino médio, técnico ou superior.

Mais informações:

Distribuição das vagas

Nível superior: Farmacêutico (1 CR), Médico (4 CR), Odontólogo (4 CR), Enfermeiro (3 CR), Psicólogo (3 CR), Educador físico (1 CR), Assistente Social (1 + 3 CR), Professor de Ensino Fundamental I e II (59 + CR), Professor de Ensino Infantil (8), Psicólogo Educacional (1) e Nutricionista (1).

Nível médio/ técnico: Agente Comunitário de Endemias (2 CR), Técnico em Enfermagem (8 CR), Auxiliar de Consultório Dentário (2 CR), Fiscal Vigilância Sanitária (2 CR), Orientador Social (3 CR), Entrevistador (3 CR), Visitador (4 CR).

 Atribuições dos cargos

PROFESSOR ENSINO FUNDAMENETAL E ENSINO INFANTIL – Deve participar da elaboração da pro­posta pedagógica do estabelecimento de ensino; Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Zelar pela aprendizagem dos alunos, dando condições para a manutenção da saúde física e psíquica dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Executar o trabalho diário de forma a se vivenciar um clima de respeito mútuo e de relações que conduzam à aprendiza­gem; Manter com os colegas o espírito de colaboração e solidariedade indispensável à eficiência da obra educativa; Realizar com clareza, precisão e presteza, toda escrituração referente à execução da programação, frequência e aproveitamento dos alunos; Zelar pela conservação dos bens materiais, limpeza e o bom nome da escola; Executar as demais normas estabelecidas no regimento escolar, nas diretrizes emanadas dos órgãos superiores e legislação federal, estadual e municipal.

PSICÓLOGO – Deve promover a boa adaptação ao processo de aprendizagem e potenciar o sucesso acadêmico dos alunos; Avaliar e prestar apoio psicológico e psicopedagógico junto dos alunos com dificuldades de aprendizagem e com necessidades educativas especiais; Desenvolver atividades de aconselhamento psicossocial e vocacional; Auxiliar as crianças e jovens na resolução de conflitos, dificuldades de ajustamento psicológico, bem como fomentar competências escolares e melhorar as relações interpessoais; Trabalhar com os pais, professores e educadores, no sentido de engendrar soluções para problemas de aprendizagem e de comportamento; Ajudar os pais, professores e educadores a promover o bem-estar e o ajustamento dos alunos; Promover interajuda, compreensão e confianças entre a tríade pais, alunos e professores; Reforçar as relações de trabalho colaborativas e positivas entre pais, professores e outros serviços da comunida­de no apoio e bem-estar de crianças e adolescentes; Contribuir para a construção de um clima escolar positivo e preventivo do desajustamento e promocional de competências equilibradas.

NUTRICIONISTA - Deve elaborar os cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, com base no diagnóstico de nutrição da clientela, respeitando os hábitos alimentares regionais, culturais e étnicos; Coordenar as atividades de recebimento e armazenamento de alimentos, material de higiene, descartáveis e outros; Elaborar e implantar fichas técnicas das preparações, mantendo-as atualizadas; Implantar e supervisionar as atividades de pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições e/ou preparações; Promover periodicamente o aperfeiçoamento e atualização de funcionários por meio de cursos, palestras e ações afins; Elaborar relatórios técnicos de não conformidades e respectivas ações corretivas, impeditivas da boa prática profissional e que coloquem em risco a saúde humana, encaminhando­-os ao superior hierárquico e às autoridades competentes, quando couber; Promover a redução das sobras, restos e desperdícios; Monitorar as atividades de seleção de fornecedores e procedência dos alimentos; Participar do planejamento e da supervisão da implantação ou adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DEN­TÁRIO: Realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos de atenção à saúde; Executar organização, limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, dos equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas; Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de Atenção Básica, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e des­carte de produtos e resíduos odontológicos; Processar filme radiográfico; Selecionar moldeiras; Preparar modelos em gesso; Manipular materiais de uso odontológico realizando manutenção e conservação dos equipamentos; Participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológi­cos, exceto na categoria de examinador; e Exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação.

Conteúdo programático parcial

LINGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS): Interpreta­ção de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, senti­dos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e senti­do que imprime às relações entre as orações).Concordâncias verbal e nominal.Regências verbal e nominal.Crase.Figuras de sintaxe.Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa).Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras .Discursos direto, indireto e indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal.

CONHECIMENTOS GE­RAIS (PARA TODOS OS CARGOS): Aspectos históricos e geográfi­cos do JORDÃO. Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no muni­cípio e no estado, de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vincu­lações históricas. Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado.

MATEMÁTICA (PARA TODOS OS CARGOS): Os números naturais: ordens e classes; escrita dos números naturais; comparação de números naturais; 2.1 Os números inteiros: números pares e ímpares; operações com números inteiros; múltiplos; divisores; fatoração; números primos; máximo divisor comum; mínimo múltiplo comum; 3.Frações: comparação de frações; operações com frações; 4.Números decimais: operações com núme­ros decimais; relação entre frações e números decimais; razões e proporções; porcentagem; 5. Geometria: características das figuras geométricas planas (triângulos, quadriláteros, circunferência) e es­paciais (cubo, paralelepípedo, prisma, pirâmide, cone e esfera); áre­as das figuras planas. 6. Identificação de elementos como faces, vértices e arestas de poliedros como pirâmides, cubos, paralelepípe­dos e outros prismas. 7. Identificação de planificação de figuras bidi­mensionais e tridimensionais. 8. Equações do 1º e do 2º grau. 9. Sistemas de equações.10.Expressões algébricas: frações algébri­cas; operações com frações algébricas.11.Relações métricas do triângulo retângulo/teorema de Pitágoras.12.Ângulos com mudan­ças de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos; Pro­priedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, números de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares); 13.Medidas de tempo, massa e capacidade; 14.Noções básicas de estatísticas: tabela; gráficos; média; moda e mediana. ­

Curso grátis de língua portuguesa 

Acompanhamento

+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura de Jordão (AC) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

 


Cronograma

Abertura das inscrições21/04/2021
Encerramento das inscrições30/04/2021
Prova09/05/2021
Divulgação do Resultado31/05/2021

Notícias do concurso Prefeitura Jordão (AC) 2021

Edital e Anexos

Abertura (23/04/2021) Edital de Abertura 2021

Provas Prefeitura Jordão

Nenhuma prova encontrada

Sobre Prefeitura Jordão

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


Comentários

Mais Lidas