Orgão: | Seed PR - Secretaria de Estado da Educação do Paraná |
Nº vagas: | 500 |
Taxa de inscrição: |
Não definido |
Cargos: | Professor |
Áreas de Atuação: | Educação |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | |
Estados com Vagas: | PR |
Abertura das inscrições | 05/05/2025 |
Encerramento das inscrições | 18/05/2025 |
Divulgação do Resultado | 30/05/2025 |
Redação
Publicado em 22/05/2019, às 11h03 - Atualizado em 26/04/2025, às 09h41
O novo edital de processo seletivo da SEED PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 25 de abril. A seleção preencherá 500 vagas temporárias para os cargos de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete, para atuação na rede pública estadual de ensino.
Podem participar candidatos com ensinos médio e superior. Os salários são de R$ 17,19 por hora para acadêmicos de primeira graduação e detentores de ensino médio, R$ 18,42 por hora para detentores de curso superior com licenciatura curta e R$ 24,56 por hora para detentores de curso superior completo.
Os servidores ainda recebem auxílio-transporte de R$ 4,95 por hora para todos os vencimentos. e Gratificação de Tecnologia e Ensino – GTE no valor de R$ 4,70 por hora para todos os vencimentos.
Professor Educação Básica: Elaborar e implementar o Plano de Aula em consonância com os documentos curriculares vigentes, durante a hora-atividade, em conjunto com a equipe pedagógica; elaborar atividades a serem entregues impressas para os estudantes considerando as especificidades dos estudantes indígenas, remanescentes de quilombos e das escolas itinerantes, bem como a realidade na qual estão inseridos; replanejar aulas a partir das observações de sala de aula e dos feedbacks formativos realizados pela equipe pedagógica; analisar, em conjunto com a equipe pedagógica, os resultados de aprendizagem dos estudantes e elaborar propostas de intervenções de superação das dificuldades evidenciadas; acompanhar e apoiar a aprendizagem dos estudantes; viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem significativa; viabilizar estratégias de ensino que considerem os modos próprios de aprendizagem dos estudantes indígenas e remanescentes de quilombos; estruturar situações de aprendizagem desafiadoras, considerando o interesse dos estudantes e mobilizando-os para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica; adotar uma postura reflexiva e crítica, orientando os estudantes a formular e expressar as suas compreensões sobre temas, conceitos e situações; expressar-se verbalmente de maneira objetiva e compreensível, com dicção clara; atuar profissionalmente no seu ambiente institucional, observando, conhecendo e respeitando as normas vigentes; ministrar as aulas e cumprir as horas-atividade estabelecidas, com acompanhamento da equipe pedagógica e com foco no desenvolvimento das habilidades e competências, de acordo com o documento curricular orientador da etapa de ensino, devendo ocorrer o mesmo com o Coordenador de Curso, quando for o caso; participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico – PPP e da Proposta Pedagógica Curricular – PPC da escola, considerando os documentos curriculares vigentes; cumprir os dias letivos previstos no calendário escolar bem como comparecer a todas as atividades quando convocado pela equipe diretiva e/ou quando determinado pela SEED; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; realizar a avaliação da aprendizagem, por meio de instrumentos diversificados, contemplando diferentes linguagens, bem como redirecionar sua prática pedagógica; estabelecer e implementar estratégias de recuperação com a retomada dos conhecimentos e a reavaliação; preencher o Registro de Classe On-line e/ou Físico em consonância com a prática docente observando as legislações vigentes; organizar os dados da aprendizagem para a participação nos Pré-Conselhos e Conselhos de Classe, realizando os registros necessários; acompanhar a frequência escolar dos estudantes, comunicando à equipe gestora os casos de infrequência; obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual; intervir para que os estudantes possam superar as dificuldades de aprendizagem, independentemente do período avaliativo; promover a gestão de sala de aula, pautada no cuidado com as relações interpessoais, na organização do coletivo dos estudantes e na transposição didática dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento das competências específicas; promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.
Professor Educação Profissional: Elaborar e implementar o Plano de Aula em consonância com os documentos curriculares vigentes, utilizando metodologias ativas, em conjunto com a equipe pedagógica e coordenação de curso; elaborar atividades a serem entregues aos estudantes considerando as especificidades do perfil profissional do eixo tecnológico/curso bem como a realidade na qual estão inseridos os estudantes; replanejar aulas a partir das observações de sala de aula e dos feedbacks formativos realizados pela equipe pedagógica e coordenação do curso; analisar, em conjunto com a equipe pedagógica e coordenação do curso, os resultados de aprendizagem dos estudantes e elaborar propostas de intervenções de superação das dificuldades evidenciadas; acompanhar e apoiar a aprendizagem dos estudantes; viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento de acordo com as especificidades do perfil profissional do eixo tecnológico/curso/mundo do trabalho contribuindo para uma aprendizagem significativa; viabilizar estratégias de ensino que considerem os modos próprios de aprendizagem dos estudantes e a utilização de recursos tecnológicos, estruturar situações de aprendizagem desafiadoras, considerando o interesse dos estudantes e mobilizando-os para o desenvolvimento das competências específicas da educação profissional; adotar uma postura reflexiva e crítica, orientando os estudantes a formular e expressar as suas compreensões sobre temas, conceitos e situações; expressar-se verbalmente de maneira objetiva e compreensível, com dicção clara; atuar profissionalmente no seu ambiente institucional, observando, conhecendo e respeitando as normas vigentes; ministrar as aulas e cumprir as horas-atividade estabelecidas, na escola/instituição de ensino, com acompanhamento da equipe pedagógica e coordenação do curso com foco no desenvolvimento das habilidades e competências, de acordo com o documento curricular orientador da etapa de ensino, participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP e da Proposta Pedagógica Curricular – PPC da escola, considerando os documentos curriculares vigentes; cumprir os dias letivos previstos no calendário escolar bem como comparecer a todas as atividades quando convocado pela equipe diretiva e/ou quando determinado pela SEED; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; realizar a avaliação da aprendizagem, por meio de instrumentos diversificados, contemplando diferentes linguagens, bem como redirecionar sua prática pedagógica; estabelecer e implementar estratégias de recuperação com a retomada dos conhecimentos e a reavaliação; preencher o Registro de Classe On-line e/ou Físico em consonância com a prática docente observando as legislações vigentes; organizar os dados da aprendizagem para a participação nos Pré-Conselhos e Conselhos de Classe, realizando os registros necessários; acompanhar a frequência escolar dos estudantes, comunicando à equipe gestora os casos de infrequência; obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual; intervir para que os estudantes possam superar as dificuldades de aprendizagem, independentemente do período avaliativo; promover a gestão de sala de aula, pautada no cuidado com as relações interpessoais, na organização do coletivo dos estudantes e na transposição didática dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento das competências específicas da educação profissional e do eixo tecnológico/curso; promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do processo seletivo nesta página, com as principais informações da seleção. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Patricia Lavezzo | Publicado em 26/04/2025, às 09h37 - Atualizado às 09h40
Patricia Lavezzo | Publicado em 26/08/2024, às 08h53
Patricia Lavezzo | Publicado em 22/08/2024, às 08h45 - Atualizado às 08h53
Patricia Lavezzo | Publicado em 26/07/2024, às 09h15
Samuel Peressin | Publicado em 09/05/2023, às 07h27 - Atualizado às 07h29
Samuel Peressin | Publicado em 12/04/2023, às 07h23 - Atualizado às 07h26
Samuel Peressin | Publicado em 23/03/2023, às 11h53 - Atualizado às 12h01
Patricia Lavezzo | Publicado em 21/03/2023, às 14h19
Fernando Cezar Alves | Publicado em 28/02/2023, às 13h41 - Atualizado às 15h51
Fernando Cezar Alves | Publicado em 24/11/2022, às 09h48 - Atualizado às 14h10
Fernando Cezar Alves | Publicado em 05/10/2022, às 13h11 - Atualizado às 14h25
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 18/02/2022, às 11h13 - Atualizado às 13h48
Patricia Lavezzo | Publicado em 30/09/2021, às 09h52 - Atualizado às 09h57
Patricia Lavezzo | Publicado em 27/09/2021, às 10h51 - Atualizado às 10h57
Patricia Lavezzo | Publicado em 23/09/2021, às 08h41
Patricia Lavezzo | Publicado em 16/09/2021, às 14h07
Patricia Lavezzo | Publicado em 04/09/2021, às 09h15
Patricia Lavezzo | Publicado em 30/08/2021, às 15h24 - Atualizado às 15h28
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 10/01/2021, às 06h00 - Atualizado em 12/01/2021, às 12h06
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 08/01/2021, às 13h26 - Atualizado às 13h28
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 18/12/2020, às 13h23 - Atualizado às 13h28
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 09/12/2020, às 11h17
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 06/11/2020, às 08h34 - Atualizado em 23/11/2020, às 08h42
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 30/10/2020, às 09h29 - Atualizado às 13h12
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 16/04/2020, às 12h18 - Atualizado às 15h01
Fernando Cezar Alves | Publicado em 22/05/2019, às 11h04 - Atualizado em 26/06/2019, às 12h51
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