MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso SEED PR: formada comissão para edital de 1.000 vagas de professor

Concurso SEED PR (Secretaria Estadual de Educação do Paraná) já foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Distribuição pelas áreas de atuação deve ser confirmada em breve

Concurso SEED PR : rua com carros
Concurso SEED PR : rua com carros - Divulgação

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/04/2020, às 12h18 - Atualizado às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

concurso SEED PR (Secretaria Estadual de Educação do Paraná) já conta com comissão formada para seu novo edital para o preenchimento de nada menos do que 1.000 vagas de professores, com jornada de trabalho de 20 horas semanais. A informação foi divulgada por meio de publicação em diário oficial na última quarta-feira, 15 de abril. A seleção foi anunciada recentemente pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.  Porém, o processo ainda está em fase de estudos preliminares e a expectativa é de que  seja autorizado oficialmente em breve.

De acordo com o documento, assinado pelo secretário  Renato Feder, cabe ao grupo "elaborar relatório de dimensionamento da demanda efetiva para a realização do concurso público"

Desta forma, quem pretende ingressar na carreira deve ficar atento, uma vez que o certame, já em planejamento, tende a contar com oportunidades para diversas áreas de atuação, que deverão ser confirmadas.

Saiba como foi o último concurso SEED PR

O último concurso SEED PR ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 13 mil vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR).

A oferta foi de 13 mil vagas, destinadas para professores de artes, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, espanhol, inglês, matemática, pedagogia, português, química e sociologia.

A seleção foi composta de provas objetivas e redação, prova didática, análise de títulos e avaliação médica. A parte objetiva contou com 40 questões, versando sobre atualidades, informática, conhecimentos específicos e fundamentos da educação. A redação foi composta de um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 20 linhas.

Conteúdo programático - o que caiu na última prova Seed PR

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DISCIPLINAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: 1. Tendências e concepções pedagógicas; 1.1 A educação e suas relações socioeconômicaspolíticas e culturais; 1.2 As relações entre educação, trabalho e cidadania; 1.3 Inclusão educacional e diversidade; 1.4 Função social da escola. 2. Estrutura educacional brasileira; 2.1 Sistema educacional brasileiro: níveis e modalidades de ensino; 2.2 Legislação: Lei nº 9394/96 LDBEN, Lei nº 8.069/90 ECA, Lei nº 10639/03 História e cultura afro-brasileira e africana 2.3 As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual para a educação básica. 3. Elementos da prática pedagógica; 3.1Organização da escola e instâncias colegiadas; 3.2 Saberes escolares, método didático, avaliação escolar, recursos didáticos e o uso de novas tecnologias da informação e comunicação na educação. 3.3 Projeto Político-Pedagógico da escola. 3.4 Gestão Democrática.
  • ARTE - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Histórico da Disciplina no Brasil e Estado do Paraná: a história do ensino de Arte no Brasil. Fundamentos teóricos da Arte (Música, Dança, Teatro e Artes Visuais). Influência estrangeira e sua incorporação ao ensino brasileiro: período colonial e império; da primeira república até 1960. A lei nº 5692/71 e sua vigência na escola pública. Os movimentos dos anos 80.O Currículo Básico para as Escolas Públicas do Paraná (1992). As Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) – Arte. Fundamentação Teórica: teorias críticas da arte que têm como ponto de referência o materialismo histórico dialético. Filosofia da Arte. Sociologia da Arte: função social da arte. Psicologia da Arte. Cultura popular, erudita, Indústria Cultural e as novas tecnologias na arte contemporânea. Interpretações da arte na sociedade: arte como ideologia, arte como forma de conhecimento, arte como trabalho criador. Conteúdos Estruturantes: Elementos Formais. Composição. Movimentos e períodos.
    Ainda sobre Artes, foram pedidos outros enfoques a respeito de manifestações artísticas específicas (artes visuais, dança, teatro e música), cujos detalhes estão descritos no edital.
  • BIOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepções de ciência e de método na construção histórica do conhecimento biológico; concepção contemporânea de ciência como atividade humana; concepções sobre o fenômeno Vida em diferentes contextos históricos e socioculturais, conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino de Biologia (DCEs) –Biologia. História da disciplina no Brasil. Classificação dos seres vivos: critérios taxonômicos e filogenéticos. Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia. Mecanismos de desenvolvimento embriológico; embriologia comparada dos diferentes seres vivos; histórico e evolução das observações celulares; mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos. Teorias evolutivas; teorias sobre o surgimento dos primeiros seres vivos; estratégias de adaptação e sobrevivência dos seres vivos ao longo do processo evolutivo. Formas de transmissão das características hereditárias e o papel do ambiente; diversidade dos seres vivos e diferentes níveis de organização; dinâmica dos ecossistemas: relações entre os seres vivos e estes com o ambiente. Organismos geneticamente modificados. Biotecnologia e bioética.
  • CIÊNCIAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepções de ciência e de método científico; concepção contemporânea de ciência como atividade humana. História da Ciência e a popularização do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e socioculturais, conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Ciências. o Ensino de Ciências e a história da disciplina de Ciências no currículo das escolas brasileiras; formação de conceitos científicos e a aprendizagem significativa no Ensino de Ciências; as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Conhecimentos sobre Astronomia: dentre eles sobre o universo, o sistema solar, os movimentos celestese terrestres, os astros, a origem e a evolução do universo, a gravitação universal. Matéria: constituição e propriedades da matéria. Sistemas Biológicos: dentre eles sobre os níveis de organização dos seres vivos, os mecanismos celulares, morfologia e fisiologia dos seres vivos, embriologia comparada, mecanismos de herança genética. Energia: as formas de energia, bem como sobre a conservação, a conversão e a transmissão de energia. Biodiversidade: dentre eles a organização dos seres vivos, a sistemática, os ecossistemas, as interações ecológicas, as teorias da origem da vida e a evolução dos seres vivos.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepção e conteúdos, conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Educação Física. Dimensão Histórica da Educação Física. Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Física. Cultura Corporal. Os conteúdos a serem desenvolvidos são esporte, lutas, dança, ginástica, jogos e brincadeiras. Esses sãoos saberes de grande amplitude e de tradição da disciplina. Esses conteúdos não são vistos de forma fragmentada, mas podem sofrer um processo de ressignificação ao longo da história. Esporte: coletivos, individuais e radicais. Lutas: de aproximação, que mantém a distância, com instrumento mediador, capoeira. Dança: folclóricas, de salão, de rua, criativas e circulares. Ginástica: artística/olímpica, rítmica, de condicionamento físico, circense, geral. Jogos e Brincadeiras: jogos cooperativos, de tabuleiro,dramáticos, brincadeiras e cantigas de roda, jogos e brincadeiras populares.
  • FILOSOFIA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensões históricas do ensino de Filosofia no Brasil e no Paraná. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Filosofia. Conteúdos estruturantes e conteúdos básicos conforme Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs)-Filosofia: Mito e Filosofia: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia. Atualidade do mito. O que é Filosofia? Teoria do Conhecimento:possibilidade do conhecimento. As formas de conhecimento. O problema da verdade. A questão do método. Conhecimento e lógica. Ética:ética e moral. Pluralidade ética. Ética e violência. Razão, desejo e vontade. Liberdade: autonomia do sujeito e necessidade das normas. Filosofia Política:Relações entre comunidade e poder. Liberdade e igualdade política. Política e Ideologia. Esfera pública e privada. Filosofia da Ciência:Concepções de ciência. A questão do método científico. Contribuições e limites da ciência. Ciência e ideologia. Ciência e ética. Estética:Natureza da arte. Filosofia e arte. Categorias estéticas -feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto etc. Estética e sociedade.
  • FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepção da disciplina de Física em conformidade com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Física. Medidas físicas e unidades. Análise dimensional. Ordens de grandeza. Movimento de translação e o conceito de partícula. As leis de Newton. Dinâmica da partícula. Aplicações das leis de Newton. Forças de atrito. Forças no movimento circular. Observações inerciais e não inerciais. Limitações da Mecânica Clássica. Conservação da energia. Trabalho de uma força. Teorema do trabalho-energia cinética. Forças conservativas. Energia potencial elástica e energia potencial gravitacional. Conservação da energia mecânica. Forças não conservativas. Conservação da energia. Potência. Conservação do momento linear e colisões. Centro de massa. Movimento do centro de massa. Momento linear de um sistema de partículas. Princípio da conservação do momento linear. Impulso de uma força. Colisões. Os modelos geocêntrico do universo: Eudoxo, Ptolomeu e Brahe. O Modelo copernicano. Galileu e a teoria copernicana. A estrutura do universo kepleriano. Newton e gravitação universal. Introdução à relatividade restrita. Movimento Harmônico Simples (MHS). Energia no MHS. Movimento ondulatório simples. Ondas Harmônicas: na corda e sonoras. Reflexão. Refração. Difração. Efeito Doppler. Superposição de ondas. Ondas estacionárias. Densidade. Pressão. Empuxo. Equação de Bernoulli. Equilíbrio térmico. Escalas de temperatura. Termometria. Gases ideais. Capacidade calorífica. Mudanças de fase de agregação. Primeira lei da termodinâmica. Energia interna. Trabalho e diagrama P-V. Expansão quase-estática de um gás. Segunda lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Refrigeradores. Enunciados de Kelvin. Enunciado de Clausius. A máquina de Carnot. Irreversibilidade e desordem. Entropia de gás ideal. Variações de entropia. Carga Elétrica. Lei de Coulomb. Condutores e isolantes. Campo Elétrico. Campo elétrico de carga puntual. Campo elétrico de distribuições de cargas elétricas. Linhas de força. Lei de Gauss. Potencial. Trabalho em campo elétrico. Diferença de potencial. Superfícies equipotenciais. Capacitores. Capacitância. Capacitor de placas paralelas. Associação de capacitores. Energia de um campo elétrico. Corrente Elétrica. Lei de Ohm. Resistência elétrica. Associação de resistores. Energia e potência. Força eletromotriz. Equação de circuito. Associação de f.e.m. Leis de Kirchoff. Campo magnético de uma corrente elétrica. Linhas de força. Fluxo magnético e indução magnética. Campo magnético de umaespira. Lei de Ampère. Campo magnético de um solenóide. Forças magnéticas em cargas elétricas. Forças magnéticas em correntes elétricas. Geração de Força Eletromotriz. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Geração de f.e.m. em condutores. Propriedades magnéticas da matéria. Meios paramagnéticos e diamagnéticos. Ferromagnetismo. Espectro eletromagnético. Produção de uma onda por uma antena de dipolo (qualitativo). Propriedades da Luz. Velocidade da luz. Propagação da luz. Princípio de Huygens. Reflexão e refração. Polarização da luz. Interferência e Difração da Luz. Interferência em duas fendas estreitas. Interferência em duas ou mais fendas igualmente espaçadas. Difração por fenda simples. Interferência e difração em duas fendas. Difração de Fraunhofer e difração deFresnel. Experiência de Michelson-Morley. Postulados da relatividade restrita. Transformações de Lorentz. Sincronismo e simultaneidade. Paradoxo dos gêmeos. Transformação de velocidades. Momento linear e energia relativística. Origens da Física Quântica. Radiação do corpo negro e a constante de Planck. Efeito fotoelétrico. Espectros atômicos. Modelo atômico de Bohr. Comprimento de ondas de de Broglie e ondas de matéria. Princípio da incerteza Heisenberg . Dualidade onda-partícula.
  • GEOGRAFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: As concepções teóricas da ciência geográfica. O objeto de estudo da Geografia. Conceitos Geográficos: Paisagem; Região; Território; Lugar; Sociedade; Natureza e Rede. Processo de urbanização e industrialização. O espaço agrário mundial e brasileiro. As desigualdades socioeconômicas na configuração espacial. A circulação de mercadorias, pessoas, informações e capitais. O processo de globalização. As relações de poder e domínio sobre os territórios. Dinâmica da natureza e as questões ambientais. Os domínios morfoclimáticos brasileiros. A relação Sociedade-Natureza. População: Fatores do crescimento populacional; Crescimento vegetativo; Mortalidade infantil e expectativa de vida no mundo; Teorias demográficas; Movimentos migratórios. Linguagem Cartográfica. Espaço Paranaense: economia, política, questões socioambientais e formação populacional. O ensino de Geografia de acordo com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Geografia.
  • HISTÓRIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão Histórica da disciplina: História da disciplina de 1970 à 2008. Estudos Sociais –LDB 5692/71; Currículo Básico do Estado do Paraná e Reestruturação do Ensino do Segundo Grau no Paraná (1990); LDBEN 9394/96 e Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) -História. Fundamentos teóricos: Nova História, Nova História Cultural e Nova Esquerda Inglesa. Conceitos Históricos: a) Epistemológicos: tempo, sujeitos, processohistórico, evidência histórica (memória, patrimônio, produção de dados), explicação histórica, narrativa histórica e consciência histórica; b) Específicos: Nova História -mentalidades; Nova História Cultural -representação, prática cultural, apropriaçãocultural, circularidade cultural; Nova Esquerda Inglesa –experiência histórica, hegemonia, cultura comum. Conteúdos estruturantes: Relações de Trabalho, Relações de Poder e Relações Culturais. Conteúdos básicos conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –História.
  • LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS – INGLESA E ESPANHOLA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conteúdos relacionados à prática do professor e ao ensino da língua: Teorias sobre aquisição de linguagem. Concepções teóricas do ensino e aprendizagem de língua estrangeira moderna. Concepções de linguagem e implicações no ensino de língua estrangeira moderna. As abordagens e o contexto sócio-histórico: implicações no ensino de Língua Estrangeira Moderna. A natureza sócio-interacional da linguagem. Função social e educacional do ensino de língua estrangeira moderna na escola pública. Linguagem e sociedade (introdução a questões relativas à língua, poder, identidade e cultura). Análise critica do discurso (desenvolvimento de conhecimento sobre o papel da linguagem nas relações sócio-educacionais). O conhecimento sistêmico, de mundo e da organização textual e o processo de ensinar e aprender língua estrangeira. Dimensão histórica do ensino de língua estrangeira no Brasil e no Paraná. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Língua Estrangeira Moderna e Conteúdo Estruturante de acordo com as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica da rede Estadual (DCEs) –LEM. Gêneros textuais, suportes textuais e domínios discursivos. Conteúdos relacionados aos conhecimentos da língua, leitura e compreensão textual: gêneros textuais, suportes textuais e domínios discursivos; Compreensão e Interpretação de diferentes gêneros textuais: as características da situação de produção, a construção composicional do gênero e os fatores linguístico-discursivos. Análise Linguística: o texto (verbal e não verbal) como unidade privilegiada na análise/reflexão da língua(gem), os efeitos de sentido provocados pelos elementos linguísticos, a norma padrão e as outras variedades linguísticas.
  • LÍNGUA PORTUGUESA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepção da disciplina em conformidade com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual deEnsino (DCEs) -Língua Portuguesa; a história da Disciplina Língua Portuguesa; Concepção de língua/linguagem como processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, alteridade, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos. Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências. Escrita: produçãode texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho de análise e revisão de reescrita de textos. Análise Linguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise/reflexão da língua(gem), os efeitos de sentido provocados pelos elementos linguísticos, a norma padrão e as outras variedades linguísticas. Literatura: História da literatura Brasileira e História da Literatura Portuguesa. Literatura e ensino; o tratamento estético do texto literário e os efeitos de sentidos.
  • MATEMÁTICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepção da disciplina de Matemática em conformidade com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Matemática. Dimensão Histórica da Disciplina de Matemática; Educação Matemática e suas relações entre o processo de ensino, aprendizagem e conhecimento matemático; Tendências em Educação Matemática (resolução de problemas, modelagem, etnomatemática, história da matemática e mídias tecnológicas); Conjuntos Numéricos; Equações; Polinômios; Sistema de Medidas; Proporcionalidade; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Geometria Plana; Geometria Espacial; Geometria Analítica; Tópicos da Geometria não-euclidiana; Função Afim; Função Quadrática; Função Exponencial; Função Logarítmica; Função Trigonométrica; Função Modular; Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; Análise Combinatória; Estatística; Matemática Financeira; Binômio de Newton.
  • QUÍMICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão histórica da disciplina: contribuições da alquimia; fatos marcantes da história do conhecimento químico e suas inter-relações de natureza econômica, política e social. Ensino de Química: constituição da Química como disciplinar escolar; as reformas de ensino e suas implicações no ensino de Química no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos: construção e reconstrução de significados dos conceitos científicos a partir do contato com o objeto de estudo da química –matéria e suas transformações; abordagem experimental; contextualização; superação do método tradicional de ensino. Conteúdos estruturantes: Química sintética –síntese de novos produtos e novos materiais. Matéria e sua natureza –estudo dos aspectos microscópicos dos materiais para compreensão dos aspectos macroscópicos ; Biogeoquímica-interações existentes entre hidrosfera, litosfera e atmosfera. Conteúdos básicos conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Química.
  • SOCIOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão histórica da Disciplina de Sociologia, Fundamentação Teórico-Metodológica, Conteúdos Estruturantes e básicos conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCEs) –Sociologia. Processo de Socialização e as Instituições Sociais: Processo de Socialização; Instituições sociais, Familiares; Escolares; Religiosas. Instituições de Reinserção (prisões, manicômios, educandários, asilos,etc). Cultura e Indústria Cultural: Desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e sua contribuição na análise das diferentes sociedades; Diversidade cultural; Identidade; Meios de comunicação de massa; Sociedade de consumo; Indústria cultural; Questões de gênero; Culturas afro-brasileira e africanas; Culturas indígenas. Trabalho, Produção e Classes Sociais: Conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades; Desigualdades sociais: estamentos, castas,classes sociais; Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições; Globalização e Neoliberalismo; Relações de trabalho;Trabalho no Brasil. Poder, Política e Ideologia: Formação e desenvolvimento do Estado moderno; Democracia, autoritarismo, totalitarismo; Estado no Brasil; Conceitos de Poder; Conceitos de Ideologia; Conceitos de Dominação e Legitimidade; As expressões da violência nas sociedades contemporâneas. Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais: Direitos: civis, políticos e sociais; Direitos Humanos Conceito decidadania; Movimentos Sociais; Movimentos Sociais no Brasil; A questão ambiental e os movimentos ambientais; A questão das ONG's.
  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – PROFESSOR PEDAGOGO: História da Educação Brasileira e as relações entre escola, estado e sociedade. Políticas públicas da Educação no Brasil. Fundamentos e concepções de gestão e diferentes formas de estruturação na organização da escola. Gestão e instâncias colegiadas na unidade escolar; estrutura, funcionamento e organização. Formação do Pedagogo no Brasil. O financiamento da educação. Educação e Pedagogia: bases filosóficas, sociológicas, psicológicas, antropológicas e políticas de educação. A Pedagogia: seu objeto, campo de conhecimento e de trabalho; as correntes pedagógicas. A relação entreeducação/cultura/ética e cidadania. Concepções e teorias curriculares. O Projeto Político Pedagógico - Papel e função da escola: concepções e diferentes formas de organização do conhecimento e do tempo nos currículos escolares. A didática e as diferentes formas de organizar o ensino. Formação continuada do professor. Escola, violência e cidadania. Organização do trabalho pedagógico na escola: o pedagogo como educador e mediador no ambiente de trabalho.

O JC Concursos fará a cobertura completa do concurso SEED PR 2019, com as informações sobre a organizadora e cargos que serão oferecidos através do novo processo de seleção.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Seed PR 2023

Seed PR - Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Vagas: 1256
Taxa de inscrição: De R$ 100,00 Até R$ 160,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2372,93
Organizadora: IBFC
Estados com Vagas: PR

+ Agenda do Concurso

10/04/2023 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
09/05/2023 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
18/06/2023 Prova Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos 2023concursos pr (paraná)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.