MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso TCE AL 2022

Orgão: TCE AL - Tribunal de Contas do Estado de Alagoas
Nº vagas:32
Taxa de inscrição: De R$ 175,00
Cargos: Agente de Controle Interno, Contabilista, Agente de controle externo
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 7000,00
Organizadora: Fundepes
Estados com Vagas: AL

Agenda

Abertura das inscrições27/07/2022
Encerramento das inscrições25/08/2022
Prova25/09/2022

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 18/10/2018, às 14h47 - Atualizado em 26/09/2022, às 18h00


Foi publicado nesta segunda-feira, 18 de julho de 2022, o edital de abertura do concurso TCE AL (Tribunal de Contas do Estado de Alagoas). O certame é destinado ao provimento de 32 vagas efetivas em oito cargos que exigem nível superior. A Universidade Federal de Alagoas foi a instituição escolhida para realizar a seleção.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Confira abaixo todos os postos disponíveis e os requisitos para se candidatar:

  • Agente de Controle Externo/ Administração (4) - Diploma superior em Administração de Empresas ou Pública;
  • Agente de Controle Externo/ Ciências Contábeis (16) - Ensino superior completo em Ciências Contábeis;
  • Agente de Controle Externo/ Ciências da Computação e Informática (1) - Nível superior em Ciências da Computação e Informática;
  • Agente de Controle Externo/ Direito (6) - Diploma superior em Direito;
  • Agente de Controle Externo/ Engenharia Civil (2) - Ensino superior completo em Engenharia Civil;
  • Agente de Controle Externo/ Engenharia Ambiental (1) - Nível superior em Engenharia Ambiental;
  • Agente Contabilista (1) - Diploma superior em Ciências Contábeis; e
  • Agente de Controle Interno (1) - Nível superior nas áreas de Administração, Ciências Contábeis ou Direito.

Atribuições dos cargos

Agente de Controle Externo/ Administração: Executar, realizar e supervisionar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal; e realizar e supervisionar as inspeções, auditorias, elaboração de instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo.

Agente de Controle Externo/ Ciências Contábeis: Executar, realizar e supervisionar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal; e realizar e supervisionar as inspeções, auditorias, elaboração de instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo.

Agente de Controle Externo/ Ciências da Computação e Informática: Executar, realizar e supervisionar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal; e realizar e supervisionar as inspeções, auditorias, elaboração de instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo.

Agente de Controle Externo/ Direito: Executar, realizar e supervisionar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal; e realizar e supervisionar as inspeções, auditorias, elaboração de instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo.

Agente de Controle Externo/ Engenharia Civil: Executar, realizar e supervisionar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal; e realizar e supervisionar as inspeções, auditorias, elaboração de instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo.

Agente de Controle Externo/ Engenharia Ambiental: Executar, realizar e supervisionar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal; e realizar e supervisionar as inspeções, auditorias, elaboração de instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo. 07 Agente Contabilista Art. 7º da Lei Estadual nº 8.661/2022 Elaborar os serviços de contabilidade do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, executando e assessorando trabalhos de ordem técnica nos campos contábil, financeiro, orçamentário e tributário.

Conteúdo programático parcial

Confira o que vai cair na prova de conhecimentos específicos comuns a todos os cargos:

NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL: 1. Patrimônio: conceitos, bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, equação patrimonial e variações patrimoniais. 2. Contas do Ativo, do Passivo, do Patrimônio Líquido e de Resultado (receitas e despesas): aspectos relevantes, classificação e evidenciação. 3. Livros Contábeis e o processo de escrituração contábil: método das partidas dobradas, tipos de lançamentos, razão, diário, balancetes e encerramento das contas de resultado. 4. Normas Contábeis (CPCs). 5. Demonstrações contábeis exigidas pela Lei Federal nº 6.404/76 e atualizações: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa: aspectos conceituais, objetivo, obrigatoriedade, conteúdo, forma de apresentação, regras de elaboração.

NOÇÕES DE CONTABILIDADE PÚBLICA: 1. Conceito. 2. Campo de aplicação. 3. Regimes contábeis. 4. Princípios de Contabilidade sob a perspectiva do setor público. 5. Lei Federal nº 4.320/1964.

NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO: 1. Orçamento Público: conceito, princípios orçamentários. 2. Ciclo orçamentário: elaboração da proposta, estudo e aprovação, execução, controle e avaliação da execução orçamentária. 3. Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual. Créditos orçamentários iniciais e adicionais. 4. Legislação: Constituição Federal, Lei Federal nº 4.320/64, Lei Complementar nº 101/2000 e atualizações.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTADO DE ALAGOAS: 1. Constituição do Estado de Alagoas (atualizada até a Emenda nº 50/2022). 2. Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5.604/1994). 3. Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (Resolução Nº 003/2001). 4. Lei Orgânica do Mistério Público de Contas do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº. 4780/1986).

Curso grátis: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso TCE AL nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (19/07/2022) Edital Concurso TCE AL 2022

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso TCE AL 2022


None - Concurso TCE AL: sede do TCE AL: Google Maps

Concurso TCE AL: publicado regulamento para nova seleção de agente de controle externo

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 29/06/2022, às 14h00 - Atualizado às 14h51


None - Concurso TCE AL: sede do TCE AL: Google Maps

Concurso TCE AL: formada comissão para cargo de agente de controle externo

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 15/06/2022, às 08h24 - Atualizado às 14h32


None - Concurso TCE AL: sede do TCE AL: Google Maps

Concurso TCE AL: nova seleção aguarda aval da Assembleia Legislativa

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 02/02/2022, às 12h40 - Atualizado às 14h09


Concurso TCE AL: sede do TCE AL - Google Maps

Concurso TCE AL: presidente confirma novo edital em 2021

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/05/2021, às 09h45 - Atualizado às 14h20


Concurso TCE AL - Sede do TCE AL - Divulgação

Concurso TCE AL: PL que cria 300 vagas parado há dois anos

Fernando Cezar Alves | Publicado em 18/10/2018, às 14h47 - Atualizado em 08/08/2019, às 08h49


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.