MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira resultado da 1ª fase; especialista comenta

Os aprovados realizarão a 2ª fase (prova prático-profissional) às 13h do dia 1º de junho; avaliação terá duração de cinco horas

Renan Abbade
Publicado em 22/05/2014, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na última semana, o resultado final e o gabarito definitivo da 1ª fase (prova objetiva) do XIII Exame de Ordem Unificado (EOU).

A relação, que traz os nomes dos candidatos aprovados conforme número de inscrição e nome do examinando por ordem alfabética, pode ser conferida no arquivo anexo ao lado.

Os aprovados nesta fase realizarão a 2ª fase (prova prático-profissional) às 13h do dia 1º de junho (domingo). A avaliação terá duração de cinco horas e será aplicada aos selecionados na 1ª fase do XIII Exame e os que solicitaram o reaproveitamento da 1ª fase do Exame anterior, o XII.

Essa etapa é de caráter eliminatório e o candidato deverá fazer uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do examinando, quando da sua inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo também os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

O Jornal dos Concursos & Empregos (JC&E) conversou com João Aguirre, coordenador pedagógico da LFG, que analisou a primeira fase e deu dicas para a próxima etapa. Confira!

Jornal dos Concursos & Empregos (JC&E) – De maneira geral, qual foi o grau de dificuldade do exame?
João Aguirre –
Foi considerado difícil pela grande maioria dos alunos.

JC&E – O exame teve alguma surpresa, alguns tópicos ou conteúdos diferentes das avaliações anteriores?
JA – Algumas questões que deveriam ser anuladas mas não o foram.

JC&E – Como deve ser a preparação dos aprovados para a segunda fase? Qual deve ser o principal foco?
JA – O candidato deve se dedicar à confecção da peça processual, a fim de formar um alicerce básico para a solução dos problemas que podem ser exigidos pela OAB. Mas não deve se descuidar das questões teóricas, porque elas possuem um peso muito importante.

JC&E – Quais as áreas do direito mais escolhidas? Alguma razão para tais preferências?
JA – São direito penal, direito civil e direito do trabalho. A maior afinidade com a matéria e uma expectativa de que a prova seja mais fácil, o que não é verdadeiro.

JC&E – Quais os erros mais comuns dos candidatos nessa etapa?
JA – Uma preparação inadequada, sem o apoio de uma equipe de profissionais experientes que o ensinem a elaborar a peça e a responder as questões geralmente leva a resultados inadequados.

JC&E – Quais as principais dicas para um bom desempenho na 2ª fase? Quem se preparou bem para a 1ª fase e teve um bom desempenho pode ficar mais tranquilo para a 2ª?
JA –
A prova de 2ª fase é muito diferente da de 1ª fase. O conhecimento acumulado para a 1ª fase pode ser útil para a 2ª, mas a preparação é muito diferente e deve se realizar de forma adequada. Como dicas, indico que o aluno faça continuadamente as peças práticas exigidas nos últimos exames e verifique o seu gabarito que está no site da OAB. Também responda às questões teóricas. Sempre gerenciando o tempo para sua resposta, pois esse é um adversário considerável na 2ª fase.

JC&E – Como administrar o tempo entre as questões e a peça?
JA –
Entendo que três horas para a peça e duas horas para as questões representam uma boa média.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

22/05/2015 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.