MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aposentados e pensionistas do INSS terão redução nos juros de crédito consignado

Redução nos juros também impactará diretamente taxas praticadas pelos bancos oficiais como Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia. Veja detalhes

Redução nos juros também impactará diretamente taxas praticadas pelos bancos oficiais
Redução nos juros também impactará diretamente taxas praticadas pelos bancos oficiais - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 19h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por uma ampla maioria de 14 votos a 1, uma nova medida que impactará diretamente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na quarta-feira (28), foi anunciado um novo limite de juros para as operações de crédito consignado, fixado em 1,72% ao mês.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Esta redução, de 0,04 ponto percentual em relação ao limite anterior de 1,76% ao mês, reflete uma resposta às mudanças na Taxa Selic, que sofreu um corte de 0,5 ponto percentual pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, situando-se agora em 11,25% ao ano.

As instituições financeiras, no entanto, têm manifestado discordância com a medida, argumentando que há um descompasso entre os juros do consignado e as condições do mercado financeiro.

Redução nos juros também impactará diretamente taxas praticadas pelos bancos oficiais

Para compensar essa discordância, foi incluído um dispositivo que referencia a taxa do Depósito Interbancário (DI) no prazo médio de dois anos como indicador para o crédito consignado.

Esta redução nos juros também impactará diretamente as taxas praticadas pelos bancos oficiais. Por exemplo, segundo dados do Banco Central, instituições como Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia cobram atualmente taxas acima do novo limite, o que resultou na suspensão da oferta de crédito consignado por essas instituições.

O embate em torno do limite de juros não é novidade, visto que no ano anterior houve uma disputa entre os ministérios da Previdência Social e da Fazenda, culminando na decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fixou o limite de 1,97% ao mês.

Esta nova redução, embora beneficie os segurados do INSS, levanta questões sobre o equilíbrio das instituições financeiras e o acesso ao crédito por parte dos aposentados e pensionistas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.