MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aumenta o número de casos de norovírus em Salvador; veja sintomas

A UFBA fez os testes e apontou 15 casos positivos. O norovírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através de alimentos ou água contaminada

O norovírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através de alimentos ou água contaminadas
O norovírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através de alimentos ou água contaminadas - Divulgação

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 10/05/2022, às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A capital da Bahia, Salvador, teve um aumento dos casos de norovírus, segundo amostras analisadas pelo laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Segundo Gúbio Soares, virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, pelo menos 15 das 35 amostras encontradas na cidade entre o final de abril e a primeira semana de maio deram positivo para o vírus.

O norovírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através de alimentos ou água contaminadas, ou através do contato com uma pessoa infectada. O vírus pode causar diarreia, vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago.

A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia informou ao Terra que a cidade não tem casos registrados do vírus por não ser uma doença de notificação obrigatória. De acordo com a pasta, a prefeitura só faz a notificação desses vírus em casos de surtos e epidemias, o que alega não ser o caso.

+++Veja quem tem direito a receber os valores do PIS/Pasep 'esquecido'; saiba mais

O que é o norovírus e quais os sintomas?

Depois da pandemia de Covid-19 você pode ficar assustado com o surgimento de mais um vírus. Mas, calma! O norovírus tem genoma RNA e já é conhecido mundialmente. Em entrevista ao Terra, Gúbio disse que o norovírus é comum em vários países bastante desenvolvidos, como os EUA e o Japão.

“Em cruzeiros de navios é muito comum acontecer casos de norovírus, porque como todo mundo está confinado, basta que uma pessoa esteja infectada a bordo para passar para outra. Mas, as companhias já sabem e fazem o controle", afirma.

Os sintomas do norovírus duram de um a três dias e aparecem 24 a 48 horas após a infecção. Segundo os virologistas, o laboratório havia detectado um grande surto do vírus na região em 2006. "Agora, algumas amostras de um hospital particular chegaram até nós, porque eles estavam fazendo testes para outro vírus, que deram negativo, e quando fizemos para norovírus deu positivo", alega.

Principais sintomas:

A infecção pelo norovírus leva a sintomas graves e que podem evoluir com desidratação. Os principais sintomas da infecção pelo norovírus são:

  • Diarreia intensa e não sanguinolenta;
  • Vômitos;
  • Febre alta;
  • Dores abdominais;
  • Dor de cabeça.

O virologista explica ainda que o norovírus é muito resistente a superfícies duras e sólidas, então é preciso fazer a limpeza com hipoclorito de sódio. Além disso, o vírus se espalha muito rápido por meio do vômito.

O norovírus atinge bebês recém-nascidos a pessoas de 100 anos, não tem faixa etária exclusiva, o perigo é a desidratação que ele pode causar. “Então é sempre bom as pessoas infectadas usarem máscara, lavarem as mãos e não trabalharem em locais que têm contato com as pessoas enquanto tiverem com o norovírus", aconselha Gubio.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.