MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aumento de votos em Lula na região Sudeste foi decisivo para vitória no 2º turno

Desde 2006 os estados do Nordeste são o principal reduto eleitoral do PT, mas nestas eleições o Sudeste teve um papel crucial na vitória de Lula

Bolsonaro perde votos no Sudeste quando comparado ao pleito de 2018
Bolsonaro perde votos no Sudeste quando comparado ao pleito de 2018 - Divulgação
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/10/2022, às 20h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mesmo não tendo sido o principal responsável pela vitória de Lula (PT) nas Eleições 2022, o Sudeste teve um papel crucial para que o petista vencesse Bolsonaro (PL). Na região, o atual presidente conseguiu 54,3% dos votos na região, contra 45,7% de Lula. O que pode soar como uma derrota, na prática foi justamente a recuperação do votos nesses estados que deram fôlego para vitória do PT.

Comparado ao segundo turno de 2018, quando o candidato do PT foi Fernando Haddad, Lula recebeu 13,3 milhões de votos a mais nacionalmente neste domingo (30) do que o ex-ministro. Desses votos adicionais de Lula, 7,78 milhões foram para o Sudeste. Dito isso, Lula garante que 58,5% dos votos a mais que Haddad estão registrados em regiões que incluem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em números absolutos, Lula obteve sua melhor votação no Sudeste: 22,7 milhões de votos. Ligeiramente superior ao Nordeste, onde foram registrados 22,5 milhões. A recuperação do PT no Sudeste também é expressa em pontos percentuais. Em 2018, Haddad recebeu 34,6% dos votos válidos no segundo turno do Sudeste. Bolsonaro lidera com 65,4%, mais de 30 pontos à frente. A vantagem de Bolsonaro diminuiu para 8,6 pontos na eleição contra Lula.

+++ Instagram: usuários reclamam de suspensão de contas e instabilidade no aplicativo

Bolsonaro perde votos no Sudeste quando comparado ao pleito de 2018

Em 2022, porém, Bolsonaro acabou perdendo 11,1 pontos percentuais para a última eleição no Sudeste. No estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o bolsonarismo perdeu um pouco de espaço na eleição presidencial: 12,7 pontos percentuais a menos que em 2018. O Sudeste e o Sul foram as únicas regiões onde Bolsonaro perdeu votos em relação às eleições de quatro anos atrás.

Ao conquistar 45,7% dos votos no Sudeste, Lula voltou a patamares semelhantes aos registrados pelo PT na eleição de 2014, quando Dilma Rousseff era candidata à reeleição e o partido ainda não havia sido varrido pela Lava Jato e sofreu perda de votos. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também deu poder a Lula, com o ex-presidente superando Haddad em 11,4 pontos percentuais em 2018. Em Minas Gerais, recuperou 6 pontos percentuais.

*Made for Minds

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.