MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Autonomia e segurança: maiora dos trabalhadores deseja manter controle sobre o FGTS

Cerca de 70% se opõem à eliminação do saque-aniversário, e mais de 80% desejam flexibilidade na gestão do FGTS. Entrevistados reconhecem que o fundo é uma reserva vital para emergências

Entrevistados reconhecem que o FGTS ainda é uma reserva vital para emergências
Entrevistados reconhecem que o FGTS ainda é uma reserva vital para emergências - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/03/2024, às 22h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Contrariando algumas visões setoriais, a maioria dos trabalhadores brasileiros expressa o desejo de manter o controle sobre seus recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) em parceria com a Zetta, uma associação de empresas de tecnologia financeira, revela essa inclinação para uma gestão mais autônoma do fundo.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Realizada na primeira quinzena de março e baseada em entrevistas com mais de 6.500 indivíduos, o estudo aponta que 70% dos trabalhadores ficariam insatisfeitos caso o saque-aniversário fosse eliminado. Mais de 80% manifestaram o desejo de utilizar os recursos do FGTS de acordo com suas próprias necessidades, ressaltando a importância da flexibilidade no planejamento financeiro pessoal.

Um ponto crucial destacado pela pesquisa é a relevância da antecipação do saque-aniversário do FGTS como uma fonte de crédito de emergência, sem comprometer a renda mensal. Cerca de 90% dos entrevistados consideram essa opção importante ou muito importante, evidenciando a demanda por soluções financeiras acessíveis e flexíveis para lidar com imprevistos.

Quase 90% dos entrevistados reconhecem que o FGTS ainda é uma reserva vital para emergências

As discussões sobre a eventual eliminação do FGTS, mencionadas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em fevereiro, geraram preocupações entre os trabalhadores, que reconhecem no fundo uma salvaguarda crucial em tempos de dificuldades.

A pesquisa revela que mais de 45% dos respondentes usaram o saque-aniversário para quitar dívidas essenciais, como despesas de moradia e outras obrigações financeiras, destacando o papel crucial do fundo na estabilidade financeira das famílias.

Em janeiro, o saque-aniversário atingiu um recorde de 2,2 milhões de operações, totalizando R$ 1,1 bilhão em recursos liberados. A pesquisa enfatiza que a antecipação do saque-aniversário tem sido uma alternativa crucial para muitos trabalhadores em situação financeira delicada, sendo a única opção de crédito acessível para cerca de 85% dos clientes com restrições de crédito.

Apesar dos benefícios do saque-aniversário, quase 90% dos entrevistados reconhecem que o FGTS ainda é uma reserva vital para emergências. Outros aspectos valorizados incluem taxas de juros mais baixas em comparação com outras formas de empréstimo e a ausência de parcelas mensais, tornando o saque-aniversário uma opção atrativa para muitos trabalhadores em busca de estabilidade financeira.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.