O Auxílio Caminhoneiro é destinado para os motoristas autônomos com registro do RNTR-C ativo até o dia 31 de maio
Nesta terça-feira (06), foi liberado o pagamento das duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro. Não é uma parcela a mais, somente para quem participa da repescagem. O Ministério da Cidadania informa que foram liberados R$ 2 mil, sendo R$ 1 mil para cada parcela.
Cerca de 130 mil motoristas de carga autônomos que enviaram a autodeclaração até às 18h30 do dia 29 de agosto.
Assim como acontece com outros benefícios sociais, o dinheiro foi depositado nas contas poupança sociais digitais do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Com o app, você pode efetuar compras em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.
O Auxílio Caminhoneiro foi criado com a aprovação da PEC dos Benefícios Sociais (Proposta de Emenda à Constituição) em julho e será pago até o mês de dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o fim do ano.
LEIA TAMBÉM
Para ter direito ao Auxílio Caminhoneiro, o beneficiário deverá ter o RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até o dia 31 de maio. Os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos, entre outras exigências.
Também chamado de Benefício Emergencial Caminhoneiro (BEm-Caminhoneiro), o auxílio será pago a cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que possuir.
O pagamento do BEm-Caminhoneiro vai ser revisado mensalmente. Para os próximos lotes de pagamento, a ANTT vai encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos transportadores autônomos de cargas que estiverem na situação "ativo” no RNTR-C.
Para fazer a autodeclaração, o beneficiário deve acessar o Portal Emprega Brasil ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). O login é feito por meio do Gov.br.
Após o preenchimento, o governo vai analisar o seu cadastro para liberar os recursos. De acordo com o calendário de pagamentos, o dinheiro será disponibilizado nas seguintes datas:
+++Acompanhe as principais informações sobre o Auxílio Caminhoneiro na editoria de Sociedade do JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.