O Boletim Focus manteve a mesma projeção sobre a variação do dólar das últimas nove semanas, além de indicar mais um crescimento da economia em 2022
Nesta segunda-feira (26), o Banco Central (BC ou Bacen) divulgou o Boletim Focus, que reúne as projeções dos principais dados econômicos das instituições financeiras. O estudo revela que o mercado financeiro está otimista com a redução da inflação brasileira, mas também indica a manutenção dos juros em patamares altos no final do ano.
Pela 13ª semana seguida, o Boletim Focus reduziu a projeção sobre o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), a inflação oficial do Brasil, que caiu de 6,00% para 5,88%, no indicador acumulado em 12 meses. Há quatro semanas, o mercado entendia que a taxa de inflação seria de 6,70% no final de 2022.
A tendência de queda também foi observada para o ano de 2023. Os economistas indicam que a inflação deverá ser de 5,00%, ante 5,01% da semana passada. E bem abaixo da taxa de um mês atrás, que era de 5,30%.
Apesar do otimismo em relação à inflação, o mercado ainda está com um pé atrás quanto a movimentação da taxa básica de juros, a Selic. Vale lembrar que o Bacen usa a variação nos juros como principal ferramenta para segurar a inflação. Mesmo com a queda forte no IPCA, o mercado avalia que a Selic não deve recuar a curto prazo.
LEIA TAMBÉM
Haja vista que pela 14ª semana seguida, o Boletim Focus manteve a projeção de 13,75% ao ano da Selic. Inclusive, essa é a mesma taxa de juros atual, que foi mantida por decisão da maioria do Comitê de Política Monetária (Copom).
Contudo, o mercado prevê uma baixa nos juros em 2023. Segundo o Boletim Focus, a Selic deve fechar o ano que vem em 11,25%, mas um pouco acima dos 11% de quatro semanas atrás.
As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,65% para 2,67%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 0,5%. Em 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,75% e 2%, respectivamente.
A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana se mantenha nesse mesmo patamar.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.