Ministro do Trabalho e Previdência destaca a geração de empregos no setor industrial, que avançou o salário médio do brasileiro
A taxa de desemprego está apresentando uma tendência de queda nos últimos meses. Nesta quinta-feira (29), o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged. O documento revela que o Brasil gerou 278,6 mil postos de trabalho em agosto.
O resultado é um saldo de 2,05 milhões de admissões e 1,77 milhão de demissões com carteira assinada. No acumulado de 2022, o saldo é de 1,85 milhão de novos empregos.
+Tem dinheiro esquecido no banco? BC altera regras para 2ª etapa do Valores a Receber
O número total de empregos com carteira assinada no país é de 42,53 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 0,66% em relação ao mês anterior.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Novo Caged, o setor de serviços puxou, mais uma vez, a alta de empregos no Brasil, com mais de 141,1 mili novos empregos. Logo após, aparece a indústria, com 52,7 mil novos empregos; comércio, com 41,8 mil novos postos de trabalho; e fechando a lista aparece a agricultura, com 7,7 mil novos empregos.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, ressalta que este é o terceiro mês em que a indústria registra alta nas contratações, o que ajuda para elevar a renda da população.
“Isso quer dizer que estamos retomando o movimento da indústria brasileira e isso é importante porque traz um valor agregado aos nossos produtos e também vai elevar a média dos salários dos brasileiros. A indústria, via de regra, requer uma melhor qualificação, consequentemente, o setor crescendo, a média do salário do brasileiro acaba crescendo também”, explicou.
+Governo libera empréstimo consignado do Auxílio Brasil; confira as principais regras
Por isso, o salário médio de admissão em agosto de 2022 foi de R$ 1.949,84. Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 29,27 no salário médio de admissão, uma variação positiva de 1,52%.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.