MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil ocupa a segunda colocação entre países com jovens desocupados e sem estudos

O número de jovens desocupados e que não conseguem dar continuidade aos estudos aumentou nos últimos anos e o Brasil só perde para um país nesse quesito. Veja ranking

Pessoa segura carteira de trabalho com notas de cem reais em seu interior
Pessoa segura carteira de trabalho com notas de cem reais em seu interior - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/11/2022, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O número de jovens desocupados e que não conseguem dar continuidade aos estudos no país aumentou nos últimos anos. É o que indica o relatório Education at a Glance 2022, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). De acordo com o levantamento, 35,9% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos não trabalham nem estudam no Brasil.

Essa proporção deixa o país na segunda colocação. A situação encontrada aqui só não é pior do que a enfrentada pela África do Sul, que tem 46,2% de jovens nessa faixa etária desempregados e sem estudar. Foram analisados os indicadores de ensino superior e emprego em 45 países (38 membros da OCDE, aém do Brasil, Argentina, China, Índica, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul)

Em sua rede social, o economista Ricardo Amorim ressaltou que "mais de 1/3 dos jovens brasileiros está sem ocupação. Isso é mais do que o dobro da média dos países-membros da OCDE (16,1%), organização de que o Brasil quer fazer parte". Confira o post que ele fez com o ranking:

A Holanda (Países Baixos) é o país com a menor proporção de jovens sem trabalho e estudo. Somente 4,6% da população que tem de 18 a 24 anos se encontram nessa circusntância. Um dos objetivos do EaG é auxiliar na revisão e na definição de políticas voltadas à educação, tendo como insumo informações comparáveis em escala global.

+Feirão Serasa Limpa Nome permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Jovens desocupados e sem estudo: faltam oportunidades

O Brasil também é a segunda nação na qual os jovens permanecem por mais tempo nessa situtação. Segundo os pesquisadores, 5,1% estão sem trabalho, seja ele formal ou informal, e fora das universidades ou cursos técnicos profissionalizantes há mais de um ano.

De acordo com o relatório, os números demonstram a falta de oportunidade para os jovens no Brasil. “Esse grupo, dos que não trabalham e não estudam, deveria ser uma grande preocupação para os governos, já que alertam para uma situação negativa de desemprego e desigualdades sociais”, afirma o documento.

O levantamento da OCDE também revela que somente 33% dos estudantes de ensino superior conseguem concluir a graduação no prazo regular. A maioria (49%) demora três anos extras para finalizar os estudos. Os outros 18% levam mais tempo ou desistem do curso universitário.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi o responsável por enviar os dados educacionais do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que coordena o EaG, e por acompanhar a elaboração da publicação dos resultados.

+Nota do Milhão pagará prêmio dobrado em dezembro; Saiba como concorrer

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.