MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil se consolida como líder mundial na exportação de alimentos

País lidera as exportações globais de sete alimentos essenciais. Além disso, as pastagens brasileiras estão longe de atingir seu potencial máximo

Apenas 8% do território brasileiro é atualmente utilizado para cultivos
Apenas 8% do território brasileiro é atualmente utilizado para cultivos - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/03/2024, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Brasil está alcançando um novo patamar na arena global de exportação de alimentos, segundo um relatório divulgado pelo BTG Pactual nesta segunda-feira (4). O país é agora o maior exportador mundial de sete alimentos-chave, incluindo soja, milho, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e carne de frango, representando entre 24% e 76% das exportações totais desses produtos.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Com pouco mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil tem uma produção alimentar que supera as necessidades calóricas de aproximadamente 900 milhões de pessoas, equivalente a 11% da população global.

Os números impressionantes destacam o "milagre da agricultura tropical" brasileira. Desde 1977, a produção de grãos aumentou de 47 milhões de toneladas para 312 milhões de toneladas atualmente. Além disso, a produtividade agrícola cresceu 58% desde o ano 2000, superando o crescimento de 37% nos países emergentes e 32% nas economias avançadas no mesmo período.

Apenas 8% do território brasileiro é atualmente utilizado para cultivos

O relatório observa uma mudança significativa no financiamento do setor agrícola, com uma transição gradual de subsídios governamentais para financiamento privado. Para a safra 2023/24, 67% dos recursos para financiamento são provenientes do setor privado, enquanto apenas 33% têm origem no governo.

Apesar desses feitos notáveis, o relatório também ressalta desafios significativos. Apenas 8% do território brasileiro é atualmente utilizado para cultivos, em comparação com 14% na Argentina, 18% nos Estados Unidos e na China, e até 58% na França e 61% na Índia.

Além disso, as pastagens brasileiras estão longe de atingir seu potencial máximo. Cerca de 40% dos 73 milhões de hectares dedicados à criação de gado estão classificados como "moderadamente ou severamente degradados".

O relatório sugere que converter essas áreas em plantações pode expandir ainda mais a área cultivada do país, fortalecendo ainda mais sua posição como o "celeiro do planeta".

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.