MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cães e gatos no Censo Demográfico? Entenda projeto de lei que quer contar os pets

Deputado justifica que a contagem de cães e gatos no Censo Demográfico é necessária para combater um problema recorrente na casa dos brasileiros

Gato e cão filhote
Gato e cão filhote - Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/07/2022, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

É verdade que a gente enxerga os cães e gatos como verdadeiros membros da família. Só que há um projeto de lei na Câmara dos Deputados que avalia inserir os pets na contagem da população brasileira no Censo Demográfico, que é realizado a cada dez anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Este é o Projeto de Lei 1739/22 de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Ele avalia que a contagem é necessária uma vez que os animais compartilham o mesmo ambiente que os seus tutores e dessa forma, os pets também podem ser vetores de doenças humanas. 

Cães e gatos são sentinelas de doenças humanas, pois compartilham o mesmo ambiente de seus tutores e, frequentemente, comem a mesma comida, bebem a mesma água, dormem na mesma cama e fazem companhia em viagens”, explica Cavalcante.

Ele ainda cita que nos últimos anos, cerca 75% das doenças emergentes no Brasil foram transmitidas por animais. “Nos últimos 30 anos, 3 em 4 doenças emergentes foram transmitidas por animais. Com estudo amplo, geral e simultâneo, como o censo, poderemos fazer do Brasil modelo mundial na prevenção de zoonoses, na dinâmica populacional, no bem-estar animal e na guarda responsável de cães e gatos”, continuou.

Entretanto, a contagem dos animais não será feita no Censo Demográfico atual, mas para o próximo daqui dez anos. Além disso, o texto ainda está em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Censo Demográfico inicia em agosto

O treinamento dos mais de 180 mil aprovados no concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o posto de recenseador começou no dia 18 de julho. O curso já está em reta final e os recenseadores devem iniciar o trabalho de campo a partir da próxima segunda-feira, 01 de agosto. 

*com informações da Agência Câmara de Notícias

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.