MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Censo 2022 começa nesta segunda (1º); veja como confirmar identidade do recenseador

Até outubro, cerca de 180 mil recenseadores visitarão 70 milhões de domicílios em todas as 5.568 cidades para coletar informações do Censo 2022

Saiba como confirmar identidade de recenseador do Censo 2022
Saiba como confirmar identidade de recenseador do Censo 2022 - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/07/2022, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A coleta de dados do Censo de 2022 começará na próxima segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), doze anos depois, A maior pesquisa do país é realizada a cada dez anos. No entanto, devido à pandemia de Covid-19 e à falta de recursos, a coleta foi adiada por dois anos.

Além de atualizar os números da população brasileira, o censo também fornece informações importantes para decisões de políticas públicas e investimentos nos mais diversos setores, com base nas novidades do Brasil.

Até outubro, cerca de 180 mil recenseadores visitarão 70 milhões de domicílios em todas as 5.568 cidades. Além das entrevistas presenciais e porta a porta, as pessoas também podem responder a pesquisas pela Internet ou por telefone. O Censo 2022 terá um call center dedicado para tirar dúvidas sobre a população. 180 recenseadores ajudarão os necessitados a preencher questionários pela Internet ou por telefone.

+++BC lança moedas em comemoração aos 200 anos da Independência. Saiba o valor

Saiba como confirmar identidade de recenseador do Censo 2022

Para garantir a segurança dos recenseadores e moradores, a equipe do IBGE seguirá protocolos de saúde para a Covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos e equipamentos com álcool gel e distanciamento social.

Para identificar um recenseador, é importante analisar suas roupas. Ele estará vestindo um colete azul marinho com a sigla IBGE escrita nele. Ele também usará um chapéu da mesma cor com as palavras “Censo 2020” impressas, isso porque a pesquisa deveria ocorrer naquele ano, mas foi adiada por causa da pandemia.

Também é importante verificar suas credenciais. Além do RG ou CPF, os recenseadores exibirão no colete um crachá com nome completo e número de inscrição. Haverá um QR code que, ao ser acessado pelo celular, e vai abrir o site Respondendo IBGE, onde poderá ser verificado se o agente está realmente associado ao instituto.

O endereço do portal é respondendo.ibge.gov.br. Essas dúvidas também podem ser respondidas pelo telefone 0800 721 8181.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.