MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cerca de 400 mil têm DINHEIRO ESQUECIDO para receber; Saiba como resgatar

O abano salarial PIS/Pasep 2023 começou a ser pago hoje (15) e, ao todo, cerca de 22 milhões de pessoas vão receber. Porém, tem dinheiro esquecido do abono anterior para muitos trabalhadores

Homem tira dinheiro do bolso
Homem tira dinheiro do bolso - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/02/2023, às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O abano salarial PIS/Pasep 2023 será pago a cerca de 22 milhões de pessoas e os depósitos começaram nesta terça (15). Porém, aproximadamente 400 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício pago no ano passado. A boa notícia é que ainda é possível resgatar o dinheiro esquecido.

O Ministério do Trabalho começou, também a partir de hoje, a receber os recursos administrativos de quem tem interesse em embolsar a grana liberada em 2022. Segundo o órgão, 399.975 pessoas não sacaram o abono no ano anterior, dos quais 120.947 não retiraram o PIS e 279.028 não pegaram o Pasep.

Os interessados em reaver o valor, de até um salário mínimo, tem até cinco anos para fazer a requisição. A maioria dos esquecidos foi identificada nos estados de Minas Gerais (54.472), São Paulo (48.882) e Rio de Janeiro (45.754).

Para reclamar o pagamento retoativo é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado formalmente com carteira assinada, no mínimo, por 30 dias em 2020;
  • recebido, no máximo, até dois salários-mínimos (R$ 2.424) mensais; e
  • o empregador (Pessoa Jurídica) ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Não têm direito a receber o abono salarial o empregado doméstico; trabalhadores rurais empregados por pessoa física; trabalhadores urbanos empregados por pessoa física; e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

+Dinheiro liberado: veja o calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023

Como fazer o recurso administrativo?

A abertura do recurso administrativo para resgatar o dinheiro esquecido deve ser feita junto ao Ministério do Trabalho. Há três opções: presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do ministério, o que inclui superintendências regionais de Trabalho e Emprego, gerências regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.

Os pedidos por telefone são recebidos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações são aceitas das 7h às 19h, sendo gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Já pela internet, o trabalhador consegue fazer a requisição via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Nesse último caso, a mensagem deve ser enviada para trabalho.uf@economia.gov, trocando "uf" pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora.

Para conferir se a grana caiu na conta, basta acessar o app da CTPS. Também é possível efetuar a consulta do abono por meio do App CAIXA Tem ou App CAIXA Trabalhador. Todas essas ferramentas eletrônicas estão disponíveis para tablets e smartplhones com sistema operacional Android ou iOS.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.