A Petrobrás elevou o preço médio da querosene de aviação (QAV) em 11,4%, custo que deve ser repassado ao consumidor final. Confira estratégias para comprar passagens aéreas baratas
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 02/06/2022, às 21h06
A Petrobrás elevou o preço médio da querosene de aviação (QAV) em 11,4%, conforme anúncio feito nesta quinta-feira, 2 de junho de 2022. Esse combustível é utilizado por aviões de grande porte e é o principal responsável pelos custos das empresas do setor no Brasil. Portanto, viajar deve ficar ainda mais caro, pois o aumento será repassado para o consumidor final. Diante desse cenário, o JC Concursos fornece algumas dicas para você conseguir comprar passagens aéreas baratas (ou menos caras).
O custo para viajar de avião em 2022 supera a inflação acumulada no ano. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aumento foi de quase 15% em fevereiro. Porém, os preços subiram mais após o início da guerra da Ucrânia com a Rússia. Mas os brasileiros já observam a alta das passagens desde 2021, quando os voos custaram 19,3% mais caro em decorrência do impacto da pandemia da Covid-19 no setor.
De acordo com a Petrobras, "os preços de venda de QAV buscam o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, afirmou a estatal. Porém, para a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), conforme publicou a Veja, o preço poderia ser reduzido se a Petrobrás não precificasse em dólar, já que o querosene é produzido no Brasil. Segundo a Abear, de janeiro a 1º de junho, o combustível para aviões soma alta de 64,3% no país.
+Trabalhador com emprego formal perde o direito de receber o Auxílio Brasil?
LEIA TAMBÉM
Pandemia, inflação, guerra ou forma de precificação da Petrobrás. Seja qual for o motivo da elevação dos preços, conhecer algumas dicas pode fazer a diferença na hora de buscar passagens aéreas mais baratas. Confira abaixo as principais formas:
+Aprovada nova regra para concessão do salário-maternidade; confira mudança
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.