MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso da PM SP: saiba o que o novo edital para Soldado diz sobre candidato com tatuagem

O novo edital do concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) foi publicado nesta terça, com a oferta de 2.700 vagas. Um ponto importante do documento trata do candidato com tatuagem

Mãos de homem com várias tatuagens
Mãos de homem com várias tatuagens - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/11/2023, às 20h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Conforme já divulgado pelo JC Concursos, o novo edital do concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) foi publicado nesta terça-feira, 31 de outubro, com a oferta de 2.700 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe. Um ponto importante do documento trata do candidato com tatuagem.

Esse é um tema que sempre gera dúvidas entre os concurseiros que desejam ingressar na carreira de policial. Afinal, quem tem tatuagem pode ser policial militar? A resposta para essa pergunta é: depende! Isso mesmo.

As normas sobre tatuagens são parte dos critérios estabelecidos pela corporação para garantir a adequação dos candidatos aos princípios e valores da Polícia Militar de SP. Essas medidas visam assegurar um serviço público de qualidade e a imagem institucional da PM.

Diante dessas informações, é fundamental que os interessados em participar do concurso público estejam atentos às regras estabelecidas e avaliem cuidadosamente se suas tatuagens estão de acordo com as diretrizes da corporação. 

+Novo Concurso da PM SP: veja 18 motivos que eliminam o candidato do processo seletivo

Concurso PM SP: tatuagens vedadas

De acordo com o edital, são proibidas tatuagens que:

  • divulguem símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;
  • façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas;
  • pregue a violência ou a criminalidade;
  • promovam discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo
    ou origem;
  • representem ideia ou ato libidinoso;
  • sejam ofensivas aos direitos humanos.

Portanto, candidatos com tatuagens que se enquadrem nessas restrições podem ser desclassificados do processo seletivo. Também são requisitos para se inscrever ter concluído o ensino médio e ter idade entre 17 e 30 anos (exceto para aqueles que já são membros da PM).

Além disso, é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria "B" (carro) e ter uma altura mínima de 1,55 metro, se candidata mulheres, e de 1,60 metro, se homens. 

Inscrição e salário

As inscrições para o novo concurso serão abertas às 10h do dia 6 de novembro e serão recebidas até o dia 20 de dezembro de 2023, exclusivamente por meio do site da Vunesp,  banca organizadora do processo seletivo. Os aprovados vão receber remuneração inicial de R$ 4.852,21, incluindo salário-base e o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP). 

Atribuições do soldado de 2ª classe da PM SP

Conforme especificado no edital de abertura do concurso da PM SP, as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento.

É preciso sempre primar pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade. Esse é o cargo inicial do Quadro de Praças da PM SP.

+++Acompanhe o andamento do processo seletivo na página do novo concurso PM SP.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicosconcursos abertosconcursos 2024concursos sp (são paulo)

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.