MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Confira dicas para se prevenir de golpes com o PIX; lojistas são as principais vítimas

O golpe ocorre com frequência em pequenas empresas, quando golpistas compram produto e pagam via Pix. Especialista orienta como se prevenir

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/07/2022, às 21h09

É importante que os usuários prestem atenção ao pagar e receber dinheiro via Pix
É importante que os usuários prestem atenção ao pagar e receber dinheiro via Pix - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O pagamento bancário via Pix ganhou um número crescente de seguidores. Somente em junho, mais de 1,6 bilhão de reais foram transacionados por meio do Pix em todo o Brasil, segundo o Banco Central. E o número de cada mês excede o do mês anterior.

As inovações no sistema bancário, no entanto, não passaram ilesas aos golpes, o que exige atenção redobrada dos usuários. Um golpe que ocorre com frequência em pequenas empresas, quando golpistas compram produtos e pagam via Pix, o valor é de 0,01 real. Isso é para enviar notificações de pagamento ao comerciante. Quando o recibo é apresentado ao vendedor, o documento incorpora o valor real da compra.

Como publicado pela Radioagência Nacional, o dono de uma pizzaria em Teresina, capital do Piauí, Robson Coelho, foi uma das vítimas desse tipo de golpe. Após a perda de R$ 300, passou a ficar mais alerta nos pedidos de entregas de pizza. Ele descobriu uma nova tentativa de golpe com comprovante de pagamento de apenas 0,01 real e resolveu fazer uma “brincadeira” com o chamado cliente.

+++Procon solicita alteração na embalagem do soro de leite da empresa Quatá Alimentos; entenda

Especialista orienta como se prevenir de golpes com o Pix

O especialista em direito digital, Fabrício Polido, destacou o Pix como uma importante inovação para bancos centrais em pagamentos digitais. Mas é importante que os usuários prestem atenção ao pagar e receber dinheiro dessa maneira.

Ele explicou que ao pagar alguém, é importante verificar a chave utilizada e confirmar o nome do destinatário antes de confirmar a transação. Mas para os comerciantes prejudicados por recibos falsos, o princípio norteador é sempre verificar o canal do banco receptor para confirmar o recebimento.

“Se o vendedor confia apenas no comprovante enviado pelo comprador ou por uma outra parte, realmente ele pode ser lesado e esse comprovante resultar em golpe”, destaca Fabrício.

O especialista também ressalta que quem cair em tal golpe deve notificar o banco para registrar a situação. Você também pode usar os canais de denúncia do Banco Central. Uma das medidas importantes é alertar a população sobre os casos, que podem ser denunciados em qualquer delegacia ou via internet.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.