Ministro de Minas e Energia diz que a redução no ICMS terá diversos efeitos positivos na economia, principalmente na geração de empregos
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/07/2022, às 09h37
A redução no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço) provocou a queda nos preços dos combustíveis, etanol e na energia elétrica. Mas, além deles, outro serviço em que deve ter um desconto é a conta de celular. Pelo menos é o que informa o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
O ministro diz que os efeitos na diminuição da carga tributária para as contas dos celulares devem ser sentidas a partir do mês de agosto.
+Mega-Sena terá sorteio nesta quarta-feira (20) com prêmio estimado em R$ 9 milhões
Sachsida ressalta que a redução nos impostos em diversos produtos terá impactos positivos sobre a economia, em especial para os microempreendedores (MEIs).
LEIA TAMBÉM
O braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que a retirada da cobrança do ICMS, principalmente na energia elétrica. Com isso, o país terá grande capacidade de impulsionar os empregos de base.
De acordo com Sachsida, o governo precisou fazer uma grande articulação política para trazer este benefício que deve aliviar o bolso do brasileiro após uma série de fatos que provocaram uma alta generalizada nos preços.
+Auxílio Brasil: Caixa faz pagamento da parcela de junho para mais um grupo de beneficiários
O ministro de Minas e Energia criticou a carga tributária dos estados que concentraram parte significativa da arrecadação neste momento de crise no Brasil.
“Do ponto de vista econômico, é um erro. Porque o peso morto do imposto aumenta com o tamanho da tributação. Quando se aumenta demais certos tributos, como a energia, você destrói empregos e produção. Avançamos no caminho correto”, afirma.
Ainda durante a entrevista, Sachsida aproveita a oportunidade para agradecer o Congresso Nacional pela viabilidade das leis que possibilitaram a redução do ICMS.
Confira uma aula gratuita do JC Concursos sobre Orçamento Público com o professor Gustavo Muzy:
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.