MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conta de celular mais barata? Ministro diz que redução no ICMS de diminuir custo

Ministro de Minas e Energia diz que a redução no ICMS terá diversos efeitos positivos na economia, principalmente na geração de empregos

Conta de celular mais barata? Ministro diz que redução no ICMS de diminuir custo
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/07/2022, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A redução no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço) provocou a queda nos preços dos combustíveis, etanol e na energia elétrica. Mas, além deles, outro serviço em que deve ter um desconto é a conta de celular. Pelo menos é o que informa o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

O ministro diz que os efeitos na diminuição da carga tributária para as contas dos celulares devem ser sentidas a partir do mês de agosto. 

+Mega-Sena terá sorteio nesta quarta-feira (20) com prêmio estimado em R$ 9 milhões

Sachsida ressalta que a redução nos impostos em diversos produtos terá impactos positivos sobre a economia, em especial para os microempreendedores (MEIs). 

O braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que a retirada da cobrança do ICMS, principalmente na energia elétrica. Com isso, o país terá grande capacidade de impulsionar os empregos de base. 

De acordo com Sachsida, o governo precisou fazer uma grande articulação política para trazer este benefício que deve aliviar o bolso do brasileiro após uma série de fatos que provocaram uma alta generalizada nos preços. 

+Auxílio Brasil: Caixa faz pagamento da parcela de junho para mais um grupo de beneficiários

O ministro de Minas e Energia criticou a carga tributária dos estados que concentraram parte significativa da arrecadação neste momento de crise no Brasil. 

Do ponto de vista econômico, é um erro. Porque o peso morto do imposto aumenta com o tamanho da tributação. Quando se aumenta demais certos tributos, como a energia, você destrói empregos e produção. Avançamos no caminho correto”, afirma.

Ainda durante a entrevista, Sachsida aproveita a oportunidade para agradecer o Congresso Nacional pela viabilidade das leis que possibilitaram a redução do ICMS.

Confira uma aula gratuita do JC Concursos sobre Orçamento Público com o professor Gustavo Muzy:

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.