MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Conta de luz mais barata? Geração de energia no Brasil deve bater recordes em 2023

Governo federal destaca que a energia elétrica tem a geração mais limpa do mundo, com destaque para as usinas solares e eólicas

Conta de luz mais barata? Geração de energia no Brasil deve bater recordes em 2023
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/01/2023, às 17h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Não faz muito tempo que o Brasil sofreu muito com a seca das chuvas. Por isso, os brasileiros tiveram que pagar mais caro pela energia elétrica. Para o ano de 2023, essa situação deve ser diferente, acontece que o Ministério de Minas e Energia (MME) estima que a oferta de geração de energia centralizada deve subir para 10,3 GW. 

Este número representa a maior expansão anual da capacidade instalada de energia elétrica registrada no Brasil. Apesar da boa notícia, o governo federal não indicou se a energia ficará mais barata com o aumento da capacidade produtiva de energia elétrica. 

+IPVA 2023 SP: proprietários podem pagar imposto com desconto até terça (24)

Outro fator positivo é a geração de energia. Segundo o MME, o país tem a geração mais limpa do mundo, sendo que as usinas solares e eólicas deverão responder por mais de 92% desta ampliação.

Esse é um cenário altamente positivo para o Brasil, que continua liderando a busca mundial pela preservação do planeta com a geração de energia limpa, pois o nosso crescimento está baseado principalmente nas fontes renováveis. Acredito que nos próximos anos essa expansão será ainda maior”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

+Tem dívidas com a União? Saiba como pagar com até 50% de desconto

Além disso, o MME destaca que, das novas usinas solares e eólicas, 28% deverão estar no chamado Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Essa classificação insere a maior parte dos consumidores “comuns” que utilizam energia das concessionárias de distribuição de sua localidade. Cerca de 72% das usinas estão fora do ACR e a produção de energia é destinada principalmente ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), voltado para consumidores de maior porte, como indústrias e comércios robustos.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.