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Dívidas em atraso? Mutirão oferece opções de renegociação com prazos e taxas melhores

Consumidores podem negociar condições vantajosas para quitar dívidas entre 15 de março e 15 de abril. Bancos oferecem redução de taxas e prazos estendidos

Confira os critérios para realizar as renegociações de dívidas atrasadas
Confira os critérios para realizar as renegociações de dívidas atrasadas - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/03/2024, às 20h29

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Entre os dias 15 de março e 15 de abril, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está promovendo um evento nacional de renegociação de dívidas, intitulado "Mutirão de Negociação e Orientação Financeira".

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Este programa, em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, visa oferecer aos consumidores brasileiros uma oportunidade de reestruturar suas finanças e limpar seus registros de crédito.

Durante o mutirão, os bancos participantes devem disponibilizar condições mais vantajosas para o pagamento de dívidas pendentes em diversas modalidades, incluindo cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado.

Confira os critérios para realizar as renegociações de dívidas atrasadas

Segundo Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban, as opções de renegociação incluem a redução de taxas, prazos estendidos para pagamento, alterações nas condições de pagamento e até mesmo a migração para modalidades de crédito mais acessíveis.

Para acessar essas oportunidades, os consumidores podem entrar em contato diretamente com as instituições financeiras onde as dívidas foram contraídas. Além disso, a plataforma governamental consumidor.gov.br está disponível para aqueles com contas Prata ou Ouro, oferecendo mais uma opção de comunicação com os bancos.

É importante ressaltar que as dívidas que tenham bens dados em garantia, estejam prescritas ou tenham as parcelas em dia não são elegíveis para renegociação durante este mutirão. No entanto, o Sistema de Atendimento ao Consumidor Proconsumidor, que centraliza pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e Defensorias Públicas, também está disponível para auxiliar os consumidores nesse processo.

Veja a lista de bancos e instituições financeiras participantes: 

  • Banco do Brasil
  • Banco Carrefour
  • Banco BMG
  • Banco Daycoval
  • Banco Fibra
  • Banco Inter
  • Banco do Nordeste
  • Banco Original
  • Banco Semear
  • Banco BV
  • Banpará
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Cetelem
  • C6 Bank
  • Digimais
  • Inbursa
  • Itaú
  • NBC Bank
  • Paraná Banco
  • Santander
  • Senff
  • Sicredi
  • Tribanco

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