MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Editais do Concurso Nacional Unificado não preveem reaplicação de provas. Entenda

Membros do governo afirmam que situações de 'força maior' podem ser discutidas, com uma decisão prevista para esta sexta-feira (03)

CNU não há garantia de uniformidade na dificuldade dos exames
CNU não há garantia de uniformidade na dificuldade dos exames - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/05/2024, às 04h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Concurso Nacional Unificado (CNU) está sob críticas por não prever a reaplicação de provas, mesmo diante de desastres naturais, como as recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul. O estado, impactado por fortes precipitações que resultaram em perdas humanas, clamou pelo adiamento dos exames, um apelo reforçado pelo governador Eduardo Leite e parlamentares, inclusive aliados ao governo.

+ Governo anuncia decisão sobre aplicação do Concurso Nacional Unificado no domingo

Diferentemente do Enem, onde a reaplicação de provas é uma prática consolidada, os editais do CNU não contemplam tal medida em caso de eventos adversos. Ao invés disso, apenas permitem que candidatos com participação afetada por problemas logísticos solicitem o reembolso da taxa de inscrição.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

O item 11.16 do edital de abertura estipula que o candidato afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas. Entre os problemas logísticos considerados estão desastres naturais e falta de energia elétrica, que prejudicam a realização do exame.

Apesar disso, membros do governo afirmam que situações de 'força maior' podem ser discutidas, com uma decisão prevista para esta sexta-feira (03). O certame, que recebeu 2,1 milhões de inscrições em todo o país, incluindo 80.348 inscritos no Rio Grande do Sul, abrange diversas cidades do estado.

Uma distinção crucial entre o CNU e o Enem é como as provas são estruturadas. Enquanto o Enem se beneficia de um banco de questões e do modelo matemático da Teoria de Resposta ao Item (TRI), permitindo uma equivalência entre diferentes provas, no CNU não há garantia de uniformidade na dificuldade dos exames. Esta disparidade levanta preocupações sobre a equidade do processo avaliativo.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.