Falta menos de um mês para começar o maior evento de futebol: a Copa do Mundo da Fifa. Será que o campeonato mundial será capaz de unir o Brasil novamente?
Falta menos de um mês para começar o maior evento de futebol: a Copa do Mundo da Fifa. O pontapé inicial será dado no dia 20 de novembro, quando ocorrerá o evento de abertura no Catar, país-sede deste ano que fica na parte ocidental do continente asiático. Porém, a eleição polarizada em andamento no Brasil ameaça o sucesso do campeonato por aqui.
Desde 2018, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e seus apoiadores tomaram para si um dos principais símbolos do país: a bandeira do Brasil. Junto com ela, a camisa da seleção brasileira de futebol foi incorporada como uma espécie de abadá dos bolsonaristas.
E eles são muitos: mais de 51 milhões votaram no candidato do Partido Liberal no 1º turno das eleições 2022, ocorrido no dia 2 de outubro. Lula (PT), que também busca a presidência da República, recebeu mais votos: cerca de 57 milhões, entre petistas e aqueles que apenas desejam tirar Bolsonaro do poder e, por isso, fizeram uso do chamado voto útil.
Seja como for, fato é que essa é uma das eleições mais polarizadas dos últimos tempos e, assim como nas eleições anteriores, isso tem provocado divisão entre grupos de amigos, de trabalho e até mesmo no meio familiar. Será que a Copa do Mundo será capaz de unir o Brasil novamente?
LEIA TAMBÉM
Com uma disputa acirrada entre Lula e Bolsonaro, diversas personalidades famosas saíram em defesa de um ou de outro, inclusive no meio do futebol. O marido de Janja tem nomes de peso do seu lado, entre eles:
Porém, o marido de Michelle conta com o apoio declarado de diversos cantores sertanejos, como Zezé di Camargo, Gusttavo Lima, Bruno e Marrone, Eduardo Costa, Sérgio Reis, Leonardo, entre outros. No esporte, Neymar é um dos que votam em Bolsonaro.
Recentemente, inclusive, diversas pessoas começaram a comentar nas redes sociais que não vão mais torcer pela seleção brasileira por causa do Neymar, que não mereceria ser campeão do mundo após participar de live promovida pelo presidente, que tenta a reeleição. O jogador também já foi visto em vídeos cantando música pró-Bolsonaro.
A polarização na política afeta até mesmo uma tradição antiga do povo brasileiro: decorar casas, ruas e calçadas com as cores verde e amarela. Bandeira do Brasil pendurada em janelas e fachadas de imóveis virou indicação de que alí mora um bolsonarista.
A faixa com a frase "Não é política, é Copa", pendurada em uma rua de Belo Horizonte, capital mineira, demonstra o quanto as eleições impactam o clima de Copa do Mundo aqui. O aviso foi necessário após a via ser pintada e enfeitada para o início do mundial para deixar claro que não se tratava de campanha política, depois de algumas reclamações e acusações nesse sentido.
A faixa virou novo adorno e divide espaço com bandeirinhas e bexigas. No chão, o símbolo da Confederação Brasileira de Futubel (CBF) e a frase: Rumo ao Hexa. A iniciativa foi do engenheiro Júlio César Silva Freitas, de 26 anos.
"A Copa sempre foi realizada antes das eleições. Neste ano, com esse nível de polarização, resolvi fazer uma mensagem, um alerta, para que os assuntos não se misturem", afirmou ao portal G1, revelando que a tradição de enfeitar a rua onde mora para celebrar a Copa foi herdada do pai.
Em geral, a competição é realizada em julho, mas pela 1ª vez ocorrerá no final do ano por conta do clima muito quente do país sede no meio do ano. Por conta da associação política aos símbolos da pátria, inúmeros bares, restaurantes e lojas resolveram deixar para começar a decorar seus estabelecimentos mais tarde, após o término do 2º turno, que ocorrerá no próximo domingo, 30 de outubro.
Será que após a data as pessoas vão deixar suas diferenças políticas de lado para se reunirem para torcer pela seleção brasileira? Os primeiros jogos do Brasil estão marcados para:
Hoje em dia, mais de 200 países são filiados à FIFA, responsável pela organização do evento, mas apenas 7 times ganharam uma Copa do Mundo desde que foi criada, em 1930.
Outra curiosidade é que o Brasil é o único país que participou de todas as edições da Copa do Mundo promovidas até agora. A desse ano será a 22ª em que a seleção brasileira disputa o maior evento de futebol do globo.
O Brasil amarga um jejum de 20 anos sem vencer o mundial. Quem nasceu do segundo semestre de 2022 em diante ainda não viu o time canarinho sair vitorioso. Porém, é o que mais vezes saiu campeão, pois conquistou cinco das 21 edições passadas.
Inclusive, a seleção brasileira é o única a ostentar o título de pentacampeã do mundo. Além disso, foi a primeira a se tornar tricampeã, feito alcançado em 1970. Será que o hexa vem neste ano?
Confira abaixo a lista completa dos países que já venceram a Copa do Mundo:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.