Estudantes que desejam solicitar a isenção de taxa do Enem 2024 têm até a próxima sexta-feira (26) para realizar procedimento; Veja todos os detalhes
Até o dia 26 deste mês, sexta-feira, os estudantes têm a oportunidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024, através da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.
Este benefício é direcionado aos alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas, bem como àqueles que cursaram todo o ensino médio nessas instituições ou como bolsistas integrais em escolas privadas.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Além disso, participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e estudantes de famílias de baixa renda registrados no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) também podem solicitar a isenção.
LEIA TAMBÉM
Para os candidatos que obtiveram isenção no Enem 2023, mas não compareceram aos dias de prova, e desejam participar gratuitamente do exame em 2024, é necessário justificar a ausência até o mesmo dia 26 de abril.
O Enem desempenha um papel crucial como porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sisu e do Prouni. Seus resultados são utilizados como critério em processos seletivos, além de serem considerados para o acesso a benefícios governamentais, como o oferecido pelo Fies.
+ Concurso Unificado Nacional: Força Nacional atuará em 9 cidades para tranquilizar candidatos
Além de mensurar o desempenho acadêmico ao término da educação básica, o Enem desempenha um papel crucial como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados obtidos no Enem são também empregados como critério exclusivo ou complementar em processos seletivos, além de servirem como referência para a concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados do Enem podem abrir portas para instituições de ensino em Portugal que mantêm convênio com o Inep. Adicionalmente, algumas instituições de ensino privado utilizam as notas do Enem para admissão direta ou concessão de bolsas de estudo.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.