MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Energia solar: Brasil supera 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados

Setor de energia solar também tem atraído significativos investimentos privados desde 2012. Investimentos no setor geraram quase 700 mil novos empregos

Setor de energia solar também tem atraído significativos investimentos privados desde 2012
Setor de energia solar também tem atraído significativos investimentos privados desde 2012 - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/06/2023, às 22h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) revelou que o Brasil superou a marca de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em diversas estruturas, como telhados, fachadas e pequenos terrenos. Esses sistemas totalizam uma potência instalada de 22 gigawatts (GW) e estão presentes em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Bárbara Rubim, vice-presidente da Absolar, enfatizou que esses números destacam o enorme potencial de crescimento do setor no país. Ela ressaltou o desejo dos consumidores brasileiros de gerarem sua própria energia, não apenas economizando na conta de luz, mas também contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

No início deste ano, a energia solar ultrapassou a fonte eólica como a segunda maior fonte de energia na matriz elétrica brasileira. Dos sistemas fotovoltaicos instalados, 14,3% da potência total vem da energia solar, ficando atrás apenas da energia hidrelétrica, que representa 51%.

As perspectivas para 2023 são de uma produção entre 25 e 28 GW. O ano de 2022 encerrou com aproximadamente 18 GW de potência instalada, e espera-se que mais 10 GW sejam adicionados neste ano.

+++ Resultado surpreendente: Taxa de desemprego atinge em abril menor nível em oito anos

Setor de energia solar também tem atraído significativos investimentos privados desde 2012

O estudo da Absolar também revelou que os 2 milhões de sistemas fotovoltaicos estão abastecendo 2,6 milhões de unidades consumidoras no país, o que representa menos de 3% do número total de unidades consumidoras existentes. A tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.530 municípios brasileiros, com destaque para Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, que possuem as maiores participações nesse setor.

A meta da Absolar é atingir todos os 5.570 municípios até o final deste ano, impulsionada por programas governamentais de incentivo à energia fotovoltaica, inclusive com geração em prédios públicos. O setor de energia solar também tem atraído significativos investimentos privados desde 2012, totalizando R$ 111,2 bilhões em recursos. Esses investimentos geraram quase 700 mil novos empregos e contribuíram com uma arrecadação de R$ 29,8 bilhões para os cofres públicos.

Embora o primeiro semestre deste ano tenha registrado uma desaceleração nas vendas devido às mudanças no cenário político e à situação macroeconômica do país, Bárbara Rubim prevê uma retomada do crescimento no segundo semestre, com ampliação do número de sistemas instalados e beneficiados. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.