Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral faz um chamado para uma missão nacional. Medida deve aumentar a transparência das Eleições 2022
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/07/2022, às 20h06
Em uma portaria publicada e assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram liberadas oito entidades brasileiras para atuarem na fiscalização das Eleições 2022 em outubro. Foram credenciadas instituições de ensino superior, a Transparência Eleitoral, além de entidades da sociedade civil compostas por servidores do Judiciário e do Ministério Público.
Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral faz um chamado para uma missão nacional. Nas eleições municipais de 2020, foi realizado um projeto piloto em cooperação com a Transparência Eleitoral Brasil.
O resultado da configuração de credenciamento das entidades foi publicado na Portaria TSE n°651/2022, a cumprimento do art.11,I, resolução TSE n.°23,678, 17 de dezembro de 2021. Tal implementação deu-se por recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2018.
+++Governo irá pagar R$ 720 para grupo de beneficiários em agosto. Saiba qual
LEIA TAMBÉM
As Missões de Observação Eleitoral (MOEs) são regulamentadas pela Resolução TSE 23.678/2021. Em termos das missões nacionais, abrangem procedimentos sistemáticos de acompanhamento e avaliação das eleições, realizados de forma independente por entidades oficialmente reconhecidas pelo TSE, organizações da sociedade civil ou instituições nacionais de ensino superior.
O objetivo das MOEs é facilitar melhorias no processo eleitoral, aumentar a transparência e a integridade, aumentar a confiança do público nas eleições, tendo como objetivos observar o cumprimento das normas nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das diversas fases do pleito.
Confira a lista das entedades credenciadas:
- Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD);
- Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep);
- Associação Juízes para a Democracia (AJD);
- Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE);
- Sociedade de Ensino Superior de Vitória (Faculdade de Direito de Vitória - FDV);
- Transparência Eleitoral Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ;)
- Universidade de São Paulo (USP).
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.