MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estado de São Paulo e ISA Cteep firma parceria para corredores ecológicos

A Semil e a ISA CTEEP assinam protocolo de intenções para a criação de corredores ecológicos no estado de São Paulo

Estado de São Paulo e ISA Cteep firma parceria para corredores ecológicos
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/12/2023, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a ISA Cteep fecharam a COP 28 com a assinatura de um protocolo de intenções para a preservação da biodiversidade e a ampliação da cobertura verde no estado de São Paulo. O objetivo é criar corredores ecológicos através da conservação da vegetação nativa da Mata Atlântica.

O protocolo prevê o compartilhamento de informações técnicas, estudos, levantamentos, dados, mapas e tem um prazo de doze meses de duração, com possibilidade de renovação.

O protocolo assinado com a ISA CTEEP é um importante passo para a concretização desses corredores”, avalia o subsecretário Jônatas Trindade.

A concessionária de energia deve avaliar potenciais áreas sob a gestão do Governo do Estado de São Paulo e identificar oportunidades de ações dedicadas à conservação florestal e ecológica. Estas serão objeto da futura parceria por meio do seu programa socioambiental voluntário de proteção à biodiversidade, desenvolvimento de comunidades e combate às mudanças climáticas, denominado Conexão Jaguar.

Os corredores ecológicos são importantes por manterem os processos ecológicos, permitindo que os animais se desloquem livremente entre eles. Além de promover a dispersão de sementes, também evitam a extinção de espécies e o isolamento da fauna e flora.

A criação de Corredores Ecológicos é uma das iniciativas previstas no Portfólio Verde apresentado pela Semil na conferência. O portfolio reúne quatro programas focados em regeneração da cobertura vegetal, tornando-os um atrativo para possíveis parcerias e investimentos privados.

“A assinatura do protocolo de intenções abre caminhos para novas oportunidades e reforça o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. Até 2030, o Conexão Jaguar tem a meta de apoiar iniciativas de conservação e restauração de florestas ao longo do corredor da onça-pintada, com as quais esperamos contribuir para a redução de 9 milhões de toneladas de CO2 equivalente no planeta”, finaliza Ana Carolina David, gerente de sustentabilidade da ISA CTEEP.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.