MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estado de SP tem o maior número de beneficiários do Bolsa Família. Veja ranking

A ampliação no número de beneficiários do programa social é apontada pelo último ano do governo Bolsonaro. Governo planeja fazer mais uma revisão dos cadastros do Bolsa Família

Governo também planeja fazer mais uma revisão dos cadastros do Bolsa Família
Governo também planeja fazer mais uma revisão dos cadastros do Bolsa Família - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/04/2023, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O estado de São Paulo agora é líder em número de beneficiários do Bolsa Família no Brasil. Mesmo com programa social superando o número de empregos formais em 13 das 27 Unidades da Federação no país, São Paulo é o estado com mais pessoas recebendo o benefício, de acordo com dados do Ministério da Cidadania.

O Rio Grande do Norte, que era a única exceção na região Nordeste até 2022, agora se juntou a outros estados da região com mais beneficiários do Bolsa Família do que empregos formais, enquanto quatro estados da região Norte também se encontram nessa situação.

O Maranhão é o estado com a maior dependência do benefício, com duas famílias recebendo Bolsa Família para cada trabalhador com carteira assinada. Antes da pandemia, apenas oito estados tinham mais beneficiários do que empregos formais, número que subiu para 10 em 2020, 12 em 2022 com o Auxílio Brasil, e agora 13. 

+++ Ministro do Trabalho e Emprego anuncia proposta de novo salário mínimo e política de valorização permanente

Governo também planeja fazer mais uma revisão dos cadastros do Bolsa Família

A ampliação de 49% no número de beneficiários do programa social no último ano do governo Bolsonaro é apontada como uma das principais causas dessa proporção, com o governo ampliando de 14,5 milhões de atendidos para 21,6 milhões no ano eleitoral de 2022, incluindo pelo menos 3 milhões de novos beneficiários nos três meses que antecederam as eleições.

Embora a taxa de beneficiários por trabalhador com carteira assinada tenha atingido um recorde histórico em janeiro de 2023, chegando a 51,5%, em fevereiro deste ano ela ficou em 51,1%. Veja a tabela com os dados por estado abaixo.

Tabela de Beneficiários - Bolsa Família

O governo também planeja fazer mais uma revisão dos cadastros do Bolsa Família, que considera irregulares, e espera reverter parte do aumento no número de beneficiários do programa. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.