MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estude agora, pague depois: inscrições para o Fies já estão abertas

Começou nesta terça-feira, 4 de julho, o período de inscrição para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao segundo semestre de 2023. Veja como participar

Jovem com mochila nas costas acessa internet em notebook
Jovem com mochila nas costas acessa internet em notebook - Divulgação/MEC
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/07/2023, às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Começou nesta terça-feira, 4 de julho, o período de inscrição para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao segundo semestre de 2023. O programa é uma alternativa para os estudantes que desejam cursar o ensino superior, mas não conseguiram uma vaga em universidades federais pelo Sisu e também não foram selecionados na primeira chamada do Prouni.

Os interessados têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 7 de julho, para efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, estão sendo ofertadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante o processo de inscrição, o candidato pode consultar as vagas disponíveis por estado, município e instituição de ensino superior. Para isso, basta acessar o Portal Acesso Único e clicar no botão "Consultar oferta de vagas". As informações apresentadas incluem o nome do curso, o conceito do curso no MEC e a possibilidade de escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

Quem tem direito?

Existem critérios a serem atendidos pelos candidatos para se inscreverem no Fies, que representa uma oportunidade para aqueles que desejam prosseguir com seus estudos superiores. As condições são:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o Fies 2023;
  • ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos;
  • a nota na prova de redação do Enem foi superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Durante a inscrição, o candidato deve informar o CPF, um endereço de e-mail pessoal válido e os nomes dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, juntamente com o número de CPF de cada um, suas respectivas datas de nascimento e, se aplicável, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

A divulgação da ordem de classificação e pré-seleção está prevista para o próximo dia 11, em chamada única. Os estudantes interessados em mais detalhes sobre o cronograma completo do Fies podem acessar o site oficial do programa.

Saiba mais sobre o Fies

O Fies é um fundo destinado ao financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso superior escolhido pelo beneficiado. Com isso, o aluno pode arcar com os custos de forma reduzida ou somente após concluir sua formação. Para estudantes de medicina, o Fies financia até R$ 52.805,66, enquanto para alunos de outros cursos em instituições privadas o valor máximo é de R$ 42.983,70. Essas quantias são referentes a cada semestre.

Cronograma Fies 2º semestre

  • Inscrições no Fies: 4 a 7 de julho
  • Resultados (pré-selecionados): 11 de julho
  • Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 12 a 14 de julho
  • Convocação da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.