MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Feriado 21 de abril (Tiradentes): rodízio em SP e o que abre e fecha nesta quinta-feira?

O feriado 21 de abril (Tiradentes) será excepcional em 2022 em virtude do adiamento das festas de Carnaval para essa data

Cidade de São Paulo
Cidade de São Paulo - Divulgação Prefeitura de São Paulo

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/04/2022, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Amanhã (21) será o feriado 21 de abril (Tiradentes), ou Dia da Inconfidência. Por causa da data, alguns serviços estaduais e municipais em São Paulo podem ter horários de funcionamento alterados.

Diante disso, o JC Concursos fez um levantamento sobre os serviços que serão disponibilizados para os cidadãos durante o feriado de Tiradentes

O Rodízio Municipal de Veículos será suspenso para carros na sexta-feira (22), na cidade de São Paulo (SP), devido ao feriado prolongado. Assim, os veículos com placa final 9 e 0 podem circular normalmente na capital paulista durante toda a sexta-feira. O rodízio volta ao normal na próxima segunda-feira (25).

No feriado de Tiradentes, dia 21 (quinta-feira), o rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na cidade.

A Prefeitura ainda informa que as demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da sexta-feira (22): Rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 21, 22 e 23 de abril devido ao feriado nacional em comemoração ao Dia da Inconfidência. O Poupatempo continua oferecendo serviços por meio dos canais online – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

CPTM, Metrô e EMTU

No feriado de Tiradentes, entre a quinta-feira (21) e o domingo (24), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM

Na quinta, todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com intervalos médios programados para domingo. Na sexta (22/04), a operação será de um dia útil normal. Nos dias 23 e 24, os intervalos médios serão os normais programados para sábado e domingo, respectivamente. Havendo necessidade, a companhia terá trens à disposição nos horários de pico.

EMTU

No feriado de Tiradentes, a operação de todas as linhas será equivalente à programação de domingo. No dia 22, os serviços seguirão a programação de sábado, com reforço em algumas linhas na Baixada Santista. Já nos dias 23 e 24, a programação será normal de sábado e domingo, respectivamente. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação equivalente à de um sábado na quinta. Na sexta, a operação seguirá normalmente a programação de um dia útil. Já nos dias 23 e 24, haverá oferta de trens similar à que circula em um sábado. A operação também será monitorada durante todo o feriado para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo no dia 21. Na sexta, a operação é a mesma de um dia útil normal. 

No dia 23, a operação seguirá normalmente para sábado. Já no domingo, a Linha 4-Amarela contará com o sistema Paese, das 4h40 às 14h, para auxiliar o transporte de passageiros devido a testes de sinalização, voltando a operar normalmente após esse horário. A Linha 5-Lilás terá operação normal de domingo no dia 24.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão normalmente das 4h à meia noite em todo o período. Devido à realização de serviços de melhorias e de manutenção programada, os trens da Linha 8-Diamante irão operar na quinta e no domingo, com intervalo de 20 minutos entre as estações Itapevi e Barueri e 10 minutos no trecho Barueri a Júlio Prestes.

Bikes

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Bom Prato

As unidades do Programa Bom Prato 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus estarão abertas e funcionando normalmente no feriado de Tiradentes. Todas as outras unidades do Bom Prato estarão fechadas nesta data. Nos dias 22, 23 e 24 volta o funcionamento padrão das unidades.

*com informações da Agência São Paulo de Notícias e Prefeitura de São Paulo

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.