MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Franceses vão às urnas decidir novo presidente. Saiba quem tem vantagem nas pesquisas

Os franceses vão às urnas neste domingo (24) decidir o novo presidente; disputa é entre Macron e Le Pen. Veja quem tem mais vantagem nas pesquisas

Franceses vão às urnas decidir novo presidente. Disputa é entre Macron e Le Pen
Franceses vão às urnas decidir novo presidente. Disputa é entre Macron e Le Pen - Reprodução Twitter

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/04/2022, às 15h47 - Atualizado às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os franceses vão às urnas decidir o novo presidente neste domingo (24). A disputa está entre o centrista Emmanuel Macron, que defende a União Europeia, e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que é considerada por especialistas como um terremoto político. 

Pesquisas de opinião realizadas nos últimos dias mostraram a liderança de Macron sólida e ligeiramente em alta. Já mesmo com os esforços de Le Pen, a sua imagem permanece desagradável para muitos franceses. 

No entanto, não é possível descartar uma vitória de Le Pen. As pesquisas têm mostrado que nenhum dos candidatos pode contar com apoiadores fortes o suficiente para vencer, isso dependerá dos temores de uma extrema direita no poder contra a raiva pela história construída por Macron desde a sua eleição, que aconteceu em 2017. 

+++ Pagamento da primeira parcela do 13º do INSS começa amanhã (25); Saiba mais detalhes

Reviravolta política com vitória da extrema-direita 

A vitória da extrema-direita na França produziria uma reviravolta política para as democracias ocidentais, que poderia ser medida no mesmo nível do Brexit ou da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016, o que poderia encerrar uma década de governos com líderes franceses mais convencionais, além de apresentar uma ameaça ao futuro da União Europeia. 

Os franceses vão às urnas decidir o futuro da França na votação que começou às 8h (3h horário de Brasília) e terminou às 20h (15h horário de Brasília). Previsões preliminares de pesquisas de boca de urna devem ser divulgadas após o encerramento das pesquisas.

Ao meio-dia, horário local, cerca de 26,4% dos eleitores votaram — 2 pontos percentuais a menos do que em 2017, quando a participação foi no ponto mais baixo em quase meio século.

Projeções indicam a vitória de Macron; Entenda 

As pesquisas de boca de urna divulgadas após o término das eleições indicam a vitória de Macron com 58% dos votos. No entanto, a sua rival, a candidata Le Pen, ficou com 42%. As projeções foram divulgadas pela imprensa fancesa, que usa uma combinação de resultados reias e as pesquisas de boca de urna, consideradas muito confiáveis no país. O resultado oficial ainda será divulgado neste domingo. 

Saiba quem são os candidatos 

Macron, 44, que derrotou Le Pen na última eleição presidencial há cinco anos, alertou para uma "guerra civil" se o oponente — cujas propostas incluem a proibição de véus muçulmanos em público — for eleito, e pediu apoio de democratas de vários países.

Marine Le Pen, de 53 anos, concentrou sua campanha no aumento do custo de vida na sétima maior economia do mundo, que muitos franceses dizem ser um problema à medida que os preços globais da energia disparam. Lepem também criticou o estilo de liderança áspero de Macron, que, segundo ela, mostra o desprezo das elites pelas pessoas comuns.

O primeiro grande desafio para o vencedor será vencer as eleições parlamentares em junho para garantir uma maioria viável para a implementação de seus planos.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.