Jovem Pan foi alertada inúmeras vezes pelo Google Adsense antes de ser penalizada por veicular desinformação em seu canal no Youtube; saiba mais
O Google Adsense emitiu inúmeros alertas antes de desmonetizar o canal do Youtube da Jovem Pan por violações das diretrizes da plataforma de vídeo. O programa 'Pingo nos Is', um dos destaques de audiência da empresa, foi penalizado por tempo indeterminado por veicular desinformação.
A emissora pode sentir no bolso o prejuízo, já que em 2021 chegou a faturar R$ milhões com a monetização de canais. Em 2022, o lucro aumentou em 20%, chegando a ultrapassar o valor histórico de R$ 100 milhões.
A política de privacidade do Google Adsenses e do YouTube leva alguns meses para suspender a monetização de um canal que publica conteúdos considerados inadequados. Assim que detectado a suspeita de violação, a exemplo do uso de discurso de ódio, os algoritmos fazem a leitura e depois emitem alerta para o proprietário do canal. Cabe a ele a decisão de excluir ou não do conteúdo que viola as regras, estando sujeito a penalidades, como a não monetização do vídeo.
+ Youtube suspende monetização da Jovem Pan. Prejuízo mensal é milionário
LEIA TAMBÉM
A plataforma de vídeo tem ampliado suas diretrizes, todo esse cuidado do YouTube tem um motivo, a empresa tem sentido o impacto da fuga em massa dos anunciantes. A mudança nas regras de conteúdo tem o intuito de esclarecer para o seu anunciante o que pode ser um vídeo amigável. Alguns tipos de conteúdo são banidos dos vídeos, veja:
Em 10 de março de 2022, além de suspender os sistemas de publicidade do Google na Rússia por conta da guerra na Ucrânia, também foi pausada a criação de novas russas do Google AdSense, AdMob e Ad Manager.
Os anúncios do Google e Youtube foram pausados para usuários localizados na Rússia em 3 de março de 2022 e a remoção do acesso a todos os recursos de monetização, como Clubes dos canais, Super Chat, Super Stickers e produtos, para espectadores na Rússia. Em 25 de fevereiro foi pausada a monetização de canais de mídias que estavam sendo financiados pela Federação Russa no YouTube.
O Google afirma que continuará monitorando a situação e fazendo ajustes sempre quando necessário.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.