MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Hepatite misteriosa chegou ao Brasil? Rio tem seis crianças com suspeita da doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos da hepatite misteriosa infantil já foram reportados por mais de 200 países, mas causa ainda é desconhecida. Saiba identificar os sintomas da doença

Hepatite misteriosa: criança coloca a mão na lateral da barriga
Hepatite misteriosa: criança coloca a mão na lateral da barriga - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 08/05/2022, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos da hepatite misteriosa infantil já foram reportados por mais de 200 países, incluindo diversas nações da Europa, os Estados Unidos da América, Argentina e Israel. Crianças de um mês a 16 anos têm apresentado quadro de inflamação no fígado de forma abrupta, sendo que 10% dos casos exigiu transplante de fígado. No Brasil, seis crianças do Estado do Rio de Janeiro estão estão sendo monitoradas por suspeita da doença. O Paraná também notificou casos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, a capital concentra três casos, envolvendo um bebê de 2 meses e duas crianças, com 4 e 8 anos de idade. Em Niterói, uma criança de 3 anos está sob suspeita. Outra ocorrência em Araruama com um bebê de 2 anos está em análise. Em Maricá, a morte de um bebê de 8 meses também é objeto de investigação. A secretaria orienta que os pais fiquem atentos e levem seus filhos ao médico em caso de qualquer suspeita.

Entre os sintomas já identificados da hepatite misteriosa estão:

  • dor abdominal;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • icterícia (pele e parte branca dos olhos amareladas);
  • desconorto respiratório; e
  • febre.

+Pix do Nubank para Dia das Mães no valor de R$ 50 é golpe ou promoção?

O que causa a hepatite aguda em crianças?

A causa da hepatite misteriosa em crianças é desconhecida em todo o mundo e a OMS segue investigando, pois nenhum dos vírus causadores das hepatites A, B, C, D ou E foram detectados nesses novos casos. a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) apontou que a principal hipótese é a de que os casos estejam associados com um adenovírus, identificado em exames de boa parte dos pacientes. No entanto, não é comum a ocorrência de hepatites em crianças previamente saudáveis causadas por este tipo de agente patogênico.

Porém, uma linha de investigação analise se hove mutação no adenovírus. Os adenovírus são uma família de vírus com dezenas de sorotipos. Sua transmissão se dá por contaminação fecal de alimentos ou água ou, mais raramente, através de secreções no ar. Eles são comuns em todo o mundo e contaminam crianças frequentemente, causando enfermidades variadas como gastroenterites, conjuntivites e doenças respiratórias. A maioria desses casos são leves.

+PT lança Lula como pré-candidato às eleições 2022; Alckmin não esteve presente

Uma síndrome pós-infecção pela covid-19 pode ser a causa da hepatite misteriosa. Porém, a Organização Mundial da Saúde já descartou qualquer relação entre a doença e as vacinas contra a Covid-19. A hepatite aguda infantil pode ainda ser um desdobramento da ação associada de diferentes agentes infecciosos. A maior suscetibilidade do organismo das crianças também é uma possibilidade considerada, tendo em vista que o confinamento durante a pandemia de covid-19 as deixou menos expostas aos diversos vírus. Dessa forma, seus sistemas imunológicos podem não estar devidamente preparados para reagir a infecções.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.