MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

IGP-M, índice sobre aluguéis, apresenta deflação em outubro; veja os números

O economista do FGV-Ibre, André Braz, explica que a deflação do IGP-M foi motivada pela queda nos preços dos combustíveis fósseis e do leite

IGP-M, índice sobre aluguéis, apresenta deflação em outubro; veja os números
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/10/2022, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (28), foram publicados os dados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que tradicionalmente regula os preços sobre tarifas de serviços e aluguéis. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), houve uma deflação de 0,97% em outubro deste ano. 

Vale relembrar que no mês de setembro também houve uma queda de 0,95%.

Diante disso, o IGP-M acumulado em 2022 já está em 5,58% e nos últimos 12 meses, o resultado está em 6,52%. Para efeito de comparação, em outubro de 2021, o índice de inflação estava bem maior, na casa dos 21,73%.

+Lula defende valorização dos salários dos professores e melhoria na infraestrutura das escolas

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que avalia o atacado, teve deflação de 1,44% em outubro, ante uma queda de preços de 1,27% em setembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foi outro subíndice que apresentou queda na taxa de setembro para outubro. Embora ainda tenha registrado inflação. A taxa passou de 0,10% em setembro para 0,04% em outubro.

Em contrapartida, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, teve inflação de 0,5% em outubro, após registrar deflação de 0,08% no mês anterior.

+Pronampe: MP estende prazo de pagamento de parcelas e define juros mais baixos

Combustíveis fósseis e leite explicam a nova queda registrada pela taxa do IGP-M. No âmbito do produtor, os destaques foram óleo Diesel (de -4,82% para -5,67%) e leite in natura (de -6,72% para -7,56%). Já no IPC, os destaques partiram de quedas menos intensas nos preços da gasolina (-3,74%) e do leite tipo longa vida (-8,26%)”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços do FGV-Ibre. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.