MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

A importância de um brasileiro à frente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Ministério da Economia divulgou no domingo (20) que o ex-presidente do BC, Ilan Goldfajn, venceu a eleição para presidente do BID; saiba mais detalhes

Ex-presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn
Ex-presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn - Agência Brasil - Novo presidente do BID
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/11/2022, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um brasileiro está à frente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o resultado da eleição do ex-presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, para a presidência foi divulgado na tarde deste domingo (20) pelo Ministério da Economia. Esse resultado representa o reconhecimento da plataforma que foi apresentada pelo Brasil. 

A pasta, em nota, destacou que esse resultado foi conquistado após uma campanha que foi liderada pelo governo brasileiro. De acordo com o ministério, o comando de Goldfajn irá focar em três eixos centrais, são eles: melhoria da infraestrutura física e digital, com mobilização de recursos privados e ampliação da integração regional; combate à pobreza, desigualdade e insegurança alimentar; e combate à mudança climática e proteção da biodiversidade.

+ INSS terá atendimento especial nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Brasileiro no comando BID; saiba mais 

Em comunicado divulgado à imprensa, o ministério afirma que "o resultado foi conquistado após campanha liderada pelo Ministério da Economia. O candidato brasileiro alcançou ampla maioria, superando os critérios de percentual do capital votante do Banco e de apoio regional, o que permitiu que a eleição fosse concluída na primeira rodada”, ressaltou o comunicado.

Ainda no comunicado, a pasta destacou as qualidades do novo presidente e disse que Goldfajn possui uma “trajetória de destaque nos setores público e privado” e “experiência reconhecida como acadêmico”. Ele foi presidente do Banco Central do país entre os anos de 2016 e 2019 e antes da eleição do BID, era diretor do Departamento de Hemisfério Ocidental no Fundo Monetário Internacional (FMI).

+ INSS terá atendimento especial nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Disputa acirrada 

Todos os candidatos foram sabatinados no último dia 13 de novembro por representantes dos países que integram o banco. De acordo com o Ministério da Economia, durante as entrevistas foi permitido que os candidatos pudessem apresentar as prioridades para a instituição financeira e sugerissem medidas para impulsionar a recuperação econômica da região.

Dentre as candidaturas, participaram cinco países, são eles: Argentina, Brasil, Chile, México e Trinidad e Tobago. O BID foi criado em 1959 e já chegou a ser presidido por cidadãos de México, Chile, Uruguai, Colômbia e Estados Unidos, sendo comandado pela primeira vez por um brasileiro.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento é a maior instituição financeira multilateral de fomento e integração do mundo, atuando em áreas como educação, saúde e infraestrutura para proporcionar qualidade de vida à população da América Latina e Caribe.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.