MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Imposto de Renda 2022: Receita libera consulta para o 1º lote da restituição; Veja

De acordo com a Receita Federal, o 1º lote da restituição do Imposto de Renda 2022 será disponibilizado para cerca de 3,38 milhões de pessoas

Aplicativo da Receita Federal - Imposto de Renda 2022
Aplicativo da Receita Federal - Imposto de Renda 2022 - Agência Brasil

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/05/2022, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já está disponível a consulta para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O crédito será liberado para 3,38 milhões de contribuintes, mas o pagamento será feito apenas na próxima terça-feira (31). O valor total de restituição será de R$ 6,3 milhões. 

De acordo com a Receita Federal, os recursos serão destinados prioritariamente idosos acima de 80 anos (226,9 mil), idosos com idade entre 60 e 79 anos (2,30 milhões), pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave (149 mil) e pessoas que tem a maior fonte com origem do magistério (702,6 mil).

Além disso, há os contribuintes com restituições residuais de exercícios anteriores. 

Como consultar o lote de restituição do Imposto de Renda 2022?

Para saber se você tem direito a este lote, basta acessar a página da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, em “Consultar a Restituição”. A própria página indica os valores, conta corrente de depósito e a data de pagamento. 

Ademais, o site apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.

Além do site, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS). Com ele, você pode consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como conta desativada, os valores ainda ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). 

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Novidades para a restituição do Imposto de Renda 2022

A partir deste ano, a declaração permite indicar a chave Pix do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. Outra opção é indicar diretamente a conta bancária, mas a lista é limitada às instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.

O calendário de restituição do IRPF 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Os próximos lotes já têm data de pagamento: 30 de junho (2º lote), 29 de julho (3º lote), 31 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).

*com informações da Receita Federal e Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.