MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Incluir CPF na nota fiscal ajuda a aumentar o score da Serasa? entenda

Bancos costumam avaliar o score da Serasa antes de emitir crédito ao consumidor. Por isso, muitas pessoas incluem o CPF na nota fiscal para subir os pontos

Bancos costumam avaliar o score da Serasa antes de emitir crédito ao consumidor
Bancos costumam avaliar o score da Serasa antes de emitir crédito ao consumidor - Getty Images

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/05/2022, às 18h28 - Atualizado às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os consumidores mais ativos costumam ficar de olho no score da Serasa, quando precisam de aprovação de crédito no mercado. Por meio dessa pontuação, é possível avaliar a relação do seu histórico de transações financeiras para medir a confiança de cada consumidor em relação ao pagamento das contas.

Pessoas com o nome sujo normalmente têm a pontuação mais baixa porque costumam pagar as contas com atrasos e, como resultado, essas pontuações de confiança são reduzidas. As pontuações do score da Serasa variam de 0 a 1.000, onde mais próximo de zero, o consumidor está em maior risco de inadimplência e, mais próximo de 1.000, o risco de inadimplência é bem mais baixo.

Assim, como o score é uma medida do risco de cada consumidor pagar suas contas, os bancos e financeiras avaliam essas pontuações antes de emitir o crédito, seja cartão de crédito, financiamento ou outros tipos de crédito.

Para tentar aumentar o score, muitas pessoas buscam alternativas e por isso costumam incluir o CPF na nota fiscal. Mas será que essa estratégia realmente é eficiente? De acordo com especialistas, não! Colocar o CPF na nota fiscal não influencia em nada o seu score, pois os órgãos de proteção ao crédito não utilizam essa ferramenta para calcular a pontuação.

+++Quer remover seus dados pessoais do Google? Saiba como

Entenda como funciona e o que fazer para aumentar o score da Serasa

Incluir o CPF na nota fiscal não altera a pontuação de crédito porque essa prática é, na verdade, uma iniciativa do governo para controlar a tributação das empresas, o ICMS e combater a sonegação fiscal.

E o que é necessário para aumentar o score da Serasa? Reunimos algumas dicas simples que podem te ajudar nessa missão. Confira!

  • Ter um cadastro positivo, ou seja ter um histórico de bom pagador;
  • Pagar ou negocie as dívidas que te negativaram;
  • Tenha compras parceladas (apesar de estranho é importante ter contas parceladas para que os órgãos identifique o seu comprometimento com o pagamento em dia das contas, mas nada de abusar, comprar tudo no crédito também se torna um problema);
  • Sempre atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito (quanto mais fácil de localizar e identificar suas movimentações, mais fácil para aumentar o score;
  • Cuidado com a frequência em que pede crédito, afinal se ficar pedindo crédito exageradamente pode significar que você não está conseguindo controlar suas finanças e precisa de crédito para isso.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.