MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Insatisfeito no trabalho? Veja 7 dicas para uma transição de carreira eficiente

Especialista em gestão de carreiras destaca sete passos essenciais para ter uma transição de carreira bem-feita. Atenção à saúde mental é uma delas

Homem segura carteira de trabalho
Homem segura carteira de trabalho - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/12/2023, às 22h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A insatisfação no trabalho é um desafio enfrentado por muitos profissionais em diferentes fases de suas carreiras. Diante desse cenário, a transição de carreira surge como uma alternativa promissora para aqueles que buscam maior realização profissional, melhores perspectivas de empregabilidade, salários mais atrativos e estabilidade.

No entanto, realizar essa mudança requer planejamento e autenticidade. A Faculdade Tecnológica Estadual (Fatec) compartilha sete dicas valiosas para tornar esse processo mais eficiente. De acordo com o professor Paulo Medeiros, coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Fatec Barueri, é crucial evitar armadilhas comuns ao escolher uma nova carreira.

O docente destaca a importância de olhar para dentro de si, considerando preferências, desejos, pontos fortes e fracos, em vez de se deixar guiar apenas pela observação do mercado de trabalho.

+Emprego com carteira assinada: confira 11 direitos trabalhistas menos conhecidos

Experiências de sucesso

Exemplos inspiradores de transições bem-sucedidas são Isaías Batista Costa e Paulo Queiroz. Isaías, formado em Gestão de Recursos Humanos, encontrou sua verdadeira vocação no Curso Superior Tecnológico em Sistemas para Internet, após experiências desafiadoras no varejo.

“Fui cursar Sistemas por influência de um amigo que, recém-formado, já conquistou um ótimo modelo de trabalho em home office, com bom salário, pacote de benefícios e tudo aquilo que eu sonhava. Almejo construir uma carreira sólida, com autonomia para estar com minha família e conforto financeiro. E espero nunca mais trabalhar no varejo!”, ressaltou Isaias.

Paulo Queiroz, por sua vez, após concluir Jornalismo e trabalhar na área, seguiu sua paixão pelos esportes, ingressando no Curso Superior Tecnológico em Gestão Desportiva e de Lazer.

“Meu pai pagou a faculdade [de jornalismo] e, mesmo me sentindo um peixe fora d’água, eu me sentia na obrigação de concluir a graduação e honrar os esforços dele. Mas sempre fui apaixonado por esportes", conta Paulo. Aos 39 anos, decidiu ir em busca da realização, não só de carreira, mas de vida. “Estou ciente dos desafios dessa transição de carreira, mas sinto que agora estou no rumo certo", conclui.

Sete dicas para uma transição eficiente

O professor Paulo Medeiros, especialista em gestão de carreiras, destaca sete passos essenciais para uma transição de carreira bem-feita:

  1. Busque Ajuda Profissional: Recorra a aconselhamento de carreira para orientação vocacional ou mentoring, conforme a fase profissional.
  2. Busque o Autoconhecimento: Compreenda seus talentos, defina seu propósito e analise seus conhecimentos, identificando lacunas a serem preenchidas.
  3. Escolha o Momento Certo: Opte pela transição quando houver impactos na saúde mental, falta de propósito ou crise no mercado de atuação.
  4. Planeje Cada Fase do Projeto: Reserve tempo para adquirir novos conhecimentos, mantendo um equilíbrio entre a carreira atual e a futura.
  5. Monitore o Mercado Desejado: Pesquise vagas, converse com profissionais da área e compreenda as competências demandadas pelas empresas.
  6. Faça um Planejamento Financeiro: Antecipe possíveis decréscimos salariais e planeje suas finanças para suportar a transição.
  7. Cuide da Sua Saúde Mental: Se a mudança é motivada por questões como o burnout, busque ajuda profissional e estabeleça um plano de ação.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Empregos e Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.