Especialista em gestão de carreiras destaca sete passos essenciais para ter uma transição de carreira bem-feita. Atenção à saúde mental é uma delas
A insatisfação no trabalho é um desafio enfrentado por muitos profissionais em diferentes fases de suas carreiras. Diante desse cenário, a transição de carreira surge como uma alternativa promissora para aqueles que buscam maior realização profissional, melhores perspectivas de empregabilidade, salários mais atrativos e estabilidade.
No entanto, realizar essa mudança requer planejamento e autenticidade. A Faculdade Tecnológica Estadual (Fatec) compartilha sete dicas valiosas para tornar esse processo mais eficiente. De acordo com o professor Paulo Medeiros, coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Fatec Barueri, é crucial evitar armadilhas comuns ao escolher uma nova carreira.
O docente destaca a importância de olhar para dentro de si, considerando preferências, desejos, pontos fortes e fracos, em vez de se deixar guiar apenas pela observação do mercado de trabalho.
+Emprego com carteira assinada: confira 11 direitos trabalhistas menos conhecidos
LEIA TAMBÉM
Exemplos inspiradores de transições bem-sucedidas são Isaías Batista Costa e Paulo Queiroz. Isaías, formado em Gestão de Recursos Humanos, encontrou sua verdadeira vocação no Curso Superior Tecnológico em Sistemas para Internet, após experiências desafiadoras no varejo.
“Fui cursar Sistemas por influência de um amigo que, recém-formado, já conquistou um ótimo modelo de trabalho em home office, com bom salário, pacote de benefícios e tudo aquilo que eu sonhava. Almejo construir uma carreira sólida, com autonomia para estar com minha família e conforto financeiro. E espero nunca mais trabalhar no varejo!”, ressaltou Isaias.
Paulo Queiroz, por sua vez, após concluir Jornalismo e trabalhar na área, seguiu sua paixão pelos esportes, ingressando no Curso Superior Tecnológico em Gestão Desportiva e de Lazer.
“Meu pai pagou a faculdade [de jornalismo] e, mesmo me sentindo um peixe fora d’água, eu me sentia na obrigação de concluir a graduação e honrar os esforços dele. Mas sempre fui apaixonado por esportes", conta Paulo. Aos 39 anos, decidiu ir em busca da realização, não só de carreira, mas de vida. “Estou ciente dos desafios dessa transição de carreira, mas sinto que agora estou no rumo certo", conclui.
O professor Paulo Medeiros, especialista em gestão de carreiras, destaca sete passos essenciais para uma transição de carreira bem-feita:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Empregos e Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.